Sábado, 21 de Maio de 2022
Negócios Celebração

Planta da Bridgestone em Camaçari celebra 15 anos de operação

A Planta Industrial produz pneus de alto desempenho para veículos de passageiros e picapes.

11/02/2022 às 08h21
Por: Redação Fonte: Bridgestone
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A unidade da Bridgestone em Camaçari, na Bahia, está comemorando 15 anos de atividades. Inaugurada em fevereiro de 2007, para atender a demanda de mercados no Brasil, América Latina e Estados Unidos, a filial já produziu mais de 38 milhões de pneus para veículos de passeio, utilitários esportivos e picapes, destinados ao mercado de equipamento original, reposição e exportação. Em junho de 2021 foi anunciado um aporte de R$ 700 milhões com foco na ampliação e investimento em tecnologias de ponta, o que reafirma a capacidade da companhia de oferecer ao mercado brasileiro pneus de alta performance para a nova geração de veículos do país, incluindo automóveis elétricos/ híbridos e sustentáveis.

 

Entre 2013 e 2016, a planta passou por uma expansão e modernização com investimento de R$ 332 milhões para aumentar em cerca de 25% sua capacidade produtiva. Com o último aporte, a expectativa é que aumente em 20% a produção de pneus. Atualmente a companhia emprega mais de 900 colaboradores diretos e 400 indiretos na região. Com o avanço do projeto de expansão, mais de 420 novos postos de empregos devem ser gerados, entre permanentes e temporários.

 

“Temos uma aliança sólida com a região. Ao todo, mais de 1 bilhão de reais foram investidos na planta até hoje. Camaçari faz parte do novo ciclo do Grupo Bridgestone, que reforça o nosso compromisso de produzir pneus de alta performance. Além disso, todo esse investimento na região vai de encontro a nossa estratégia North Star, com um foco cada vez maior na oferta de pneus e soluções de mobilidade, gerando valor social para o nosso consumidor e destacando a sustentabilidade como ponto central dos negócios”, diz Miler Bochi, Diretor Industrial da planta.

 

Os esforços ambientais estão também em curso na unidade. Em 2020, foi instalada uma estação de captação e tratamento da água de chuva, contribuindo para a redução do consumo de água da fábrica. Em março de 2021, a unidade lançou uma micro usina solar de 1.257,59Kwh, o equipamento já contribuiu para a redução na emissão de 666,52Kg de CO2. 

 

Os pneus inservíveis produzidos na região e em todo o país têm destinação ambientalmente correta, por meio do programa de coleta da RECICLANIP, uma instituição criada pela ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, da qual a Bridgestone é associada. Entre as ações da entidade está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

 

A Bridgestone mantém ainda o Centro de Educação Ambiental, uma das ferramentas utilizadas para promover a conscientização ambiental dos estudantes das escolas públicas da comunidade e de filhos e familiares dos colaboradores. O centro possui o foco na preservação da biodiversidade, viveiro de mudas e atividades de conscientização da comunidade.

 

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

 

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

 

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários