Quarta, 25 de Maio de 2022
Artigos Agricolas

Veículos agrícolas: veja curiosidades sobre maquinários importantes para nossa economia

Entre os atributos, estão agilidade, versatilidade e potência

12/02/2022 às 11h08
Por: André Baioff Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A agricultura desempenha um importante papel na economia brasileira. Nós somos considerados o celeiro do mundo, fornecendo alimento para o planeta inteiro.

 

Sendo assim, veículos agrícolas têm importante função para que a produção e entrega de insumos seja levado com maior rapidez à mesa da população, tanto do Brasil quanto do mundo.

 

E é sobre eles que vamos falar neste artigo hoje. Para que você conheça mais sobre os maquinários agrícolas!

 

Acompanhe!

 

Aqui você encontra:

 

O que são as máquinas agrícolas?

Devemos começar pelo básico: afinal, o que tipifica um veículo agrícola?

 

Nada mais, nada menos do que ferramentas de diferentes tamanhos e funcionalidades que contribuem para a maior produtividade no trabalho do campo. Em vez de demorar horas para se deslocar em um terreno escorregadio, esses tipos de máquinas podem fazer o trajeto com mais segurança e rapidez, adaptando a produtividade necessária a essa atividade.

 

Dessa forma, diferentes ramos agrícolas podem ser realizados de maneira muito mais eficiente com o suporte de um maquinário específico. Desde maiores investimentos até itens mais simples, a ideia é automatizar muitas das tarefas para que os resultados atingidos sejam cada vez maiores.

 

Quais são os principais tipos de máquinas agrícolas?

Entendido o que é uma máquina agrícola? Agora vamos te mostrar os tipos delas. Confira!

 

Tratores: entre as máquinas agrícolas, os tratores talvez sejam os mais conhecidos quando se fala em atividades rurais. O objetivo principal desse equipamento é substituir o uso animal em algumas funções. Com rodas, esteiras ou formação mista, são veículos robustos que podem ajudar a empurrar, transportar ou tracionar máquinas, produtos e implementos.

 

Utilitários: imagine se deslocar por horas de um campo até o outro: o que poderia ser feito com esse tempo? Por isso, os utilitários também devem ser considerados como boas opções de investimento. Optar por esse tipo de veículo é a forma mais eficaz de otimizar o transporte no contexto rural.

 

Carregadores frontais: quando se fala em força e mobilidade nas atividades agrícolas, os carregadores frontais são indispensáveis. Uma variedade de formatos e composições são os responsáveis por permitir que os tratores realizarem diversas atividades. São acessórios acoplados ao veículo, possibilitando, por exemplo, a realização do transporte de materiais ou a manutenção de estradas com a retirada de entulho.

 

Roçadeiras: o objetivo dessa máquina agrícola é aparar a grama ou reduzir a vegetação no espaço. Pode ser utilizada, portanto, para o controle em uma plantação ou mesmo para cuidar de um jardim. Ela pode ser movida à gasolina ou energia elétrica, realizando o mesmo trabalho com praticidade.

 

Receptores: mais do que máquinas agrícolas que realizam atividades específicas, é preciso ter inteligência e informações ao seu lado, não é mesmo? Os receptores são utilizados para garantir maior produtividade e precisão no campo, independentemente do período do ano, sempre controlando o que está acontecendo.

 

A versatilidade dos veículos agrícolas

A intenção dos fabricantes de trator agrícola é que se torne um equipamento cada vez mais versátil. Isso significa que um só seja necessário para desempenhar diferentes tarefas sozinho.

 

Um modelo compacto já pode desenvolver atividades diversas, na agricultura e em outros ramos, como jardinagem. Também é possível acrescentar ferramentas ao veículo, chamadas “implementos”. Dessa forma, o potencial para a concretização de novas tarefas aumenta ainda mais.

 

Ou seja, a boa interação entre essas máquinas e implementos agrícolas, propicia uma nova gama de operações ao trator. O que, por sua vez, contribui para a ideia de que apenas um cumpra todas as demandas.

 

A durabilidade e a potência

No âmbito agrícola, o trator é planejado para executar trabalhos em áreas diversas e suportar cargas com pesos diferentes também.

 

Os motores dos modernos tratores tendem a ser mais potentes, o que ajuda na produção de muita força. Algumas versões mais atuais dispõem de eixos de ferro fundido, ou seja, a força e a durabilidade são maiores. E isso é visível tanto nos tratores médios quanto nos tratores grandes.

 

Gostaram de conhecer mais sobre maquinários agrícolas? Esperamos que sim!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários