Todo interessado em ter uma CNH sabe que é necessário passar por exames, testes e outros requisitos até obter o documento que permite dirigir um veículo. Um desses passos, é fazer o teste de aptidão física e mental, para garantir que o indivíduo tenha capacidade de conduzir um automóvel.
Quem vai renovar a habilitação também deve passar por esse processo. É isso que nós vamos ver aqui neste novo artigo que o portal On Truck preparou para você!
O exame de aptidão física e mental, nada mais, nada menos é do que uma avaliação para ver se o candidato tem condições de saúde para conduzir um veículo. Nisso, são analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários.
Além de ser solicitado aos candidatos da CNH, os exames de aptidão física e mental também são pedidos por outras razões, tais como:
Nas academias e clubes esportivos, antes de alguém iniciar uma atividade física;
Em concursos públicos, como critério de aprovação;
Nas empresas, antes do funcionário começar a trabalhar (Atestado de Saúde Ocupacional – ASO).
Observação: de acordo com a Resolução CFM 1.658/2002, somente médicos e odontólogos podem diagnosticar a presença ou ausência de doenças e emitir atestados de aptidão física.
Não é necessário, porém, que o médico seja especializado em medicina esportiva ou cardiologia, ao liberar um paciente para realizar um esporte, desde que esteja ciente dos impactos da atividade avaliada.
Primeiro que o exame de aptidão física busca identificar limitações e doenças cardiovasculares.
Mas, em geral, um exame de aptidão física envolve:
Anamnese
É uma espécie de entrevista que o médico realiza com o paciente. Nessa conversa, ele vai perguntar sobre:
Hábitos de vida, tais como alimentação, sono, bebida, cigarro etc.;
Histórico de saúde pessoal e existência de alguma doença crônica;
Histórico médico familiar, principalmente com relação a males cardiovasculares.
Exame físico
Durante o exame físico, o médico avalia as condições das articulações, ausculta coração e pulmões, afere a pressão arterial, entre outros aspectos do paciente, que são observáveis sem a ajuda de testes complementares de diagnóstico.
Exames complementares de diagnóstico
Um teste de aptidão física deve envolver pelo menos um exame complementar, que geralmente é o eletrocardiograma de rotina. Quando uma pessoa tem mais de 50 anos, por exemplo, ou apresenta fatores de risco para problemas cardiovasculares, a orientação é de que também seja feito um eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), antes de iniciar uma atividade física.
Eletrocardiograma de rotina
Neste exame, eletrodos são colocados no tórax, braços e pernas do paciente e conectados a uma máquina, que monitora sua atividade elétrica cardíaca. O objetivo é detectar anormalidades na anatomia e funcionamento do coração.
Eletrocardiograma de esforço
Neste exame, ao invés do paciente estar em repouso, os batimentos cardíacos são monitorados enquanto ele se movimenta, caminhando em uma esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica. O objetivo é avaliar como o coração se comporta durante o esforço físico e detectar alterações na frequência cardíaca (arritmias) e dificuldade no fornecimento de sangue ao corpo pelo coração (cardiomiopatias).
O teste psicotécnico ou exame psicológico, como o próprio nome sugere, é uma avaliação que tem como objetivo avaliar o condutor dentro de alguns processos psíquicos como tomada de decisão, atenção, concentração, raciocínio lógico, entre outros.
Também são avaliadas algumas questões comportamentais, os traços de personalidade e a própria capacidade de autoavaliação dessas características.
Tá, mas… e como é feito o teste psicotécnico?
Sabendo o que é o exame psicotécnico, é hora de saber como ele funciona.
Basicamente, este é um teste que pode ser empregado por meio de diversos métodos e técnicas. O mais comuns são as entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, que devem ser formulados de acordo com resoluções previstas em lei.
Além disso, todo o processo de avaliação psicológica do candidato deve estar alinhado às Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, que instituem normas e procedimentos no contexto do trânsito e afins.
Como mencionamos no tópico anterior, para a obtenção da CNH, o candidato passa pelos exames de aptidão física e mental.
O que envolve nessas avaliações?
Anamnese;
Exame físico;
Exames que avaliam condições específicas relacionadas à direção;
Teste psicotécnico.
Na anamnese, o paciente responde a um questionário sobre seus hábitos de vida e histórico de saúde.
Esperamos que você tenha conhecido melhor a respeito dos exames de aptidão física e mental.
Até a próxima!
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.