Quarta, 17 de Agosto de 2022
Artigos Atenção aos Buracos

Não caia nos buracos que aparecem nas estradas

Os buracos podem causar muitos danos ao seu veículo. É importante evitá-los!

18/02/2022 às 09h40
Por: André Baioff Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Fala, pessoal! Tudo bem?

 

Estamos com mais um conteúdo quentinho para vocês! Dessa vez, vamos falar sobre os danos causados pelos buracos e como evitar passar por esse transtorno.

 

Você, motorista profissional, sabe como ninguém como é as condições precárias das rodovias e pistas do Brasil, não é verdade? Com certeza já teve muitos problemas por conta dos buracos estradas afora.

 

E foi por isso que nós trouxemos este artigo, para que você saiba quais são os problemas e, assim, ter cuidado ao dirigir.

 

Boa leitura!

 

Aqui você encontra:

 

O que acontece quando o veículo passa em um buraco na pista?

Primeiramente, é importante saber que, ao passar por um buraco, a roda desce e realiza o contorno da superfície para depois voltar a subir. Durante essa descida, a gravidade e o arrasto agem sobre ele.

 

O problema acontece quando o pneu retrai. Por se tratar de um veículo em movimento e em velocidade, tudo acontece em questão de centésimos de segundo. Nisso, quanto maior a aceleração, maior é a força.

 

Precauções com os buracos nas pistas

Você, motorista profissional, que passa pelas rodovias de todo o país, o que acha das nossas estradas? 

 

São nada agradáveis e estão longe de condições ideais de trabalho. A situação está precária por toda parte, com muitos buracos, por exemplo. Isso não prejudica só o tráfego de veículos e pessoas, mas, sobretudo, contribui com danos no carro.

 

Os problemas causados pelos buracos podem danificar diversas peças do veículo, e por isso, é preciso tomar algumas precauções ao passar por eles. Veja as nossas dicas:

 

  • Dirija sempre dentro da velocidade máxima permitida. Quanto mais rápido estiver o veículo, mais difícil será desviar de buracos e piores serão as consequências;

  • Se estiver chovendo, reduza a velocidade e fique atento. Poças e regiões alagadas podem conter buracos que não estão visíveis;

  • Caso você não tenha tempo de desviar do buraco, evite frear o veículo quando estiver passando sobre ele. Ao frear bruscamente, a suspensão estará fechada e sob pressão, o que impede que ela absorva o impacto, prejudicando a suspensão do carro.

 

O que fazer com os problemas causados por buracos na pista?

Facilmente, ao acabar de passar por um buraco na pista, sabemos que algo foi danificado na ação. A principal dica é: leve imediatamente a uma oficina se…

 

#1: os pneus estiverem furados ou rasgados. É sempre importante mantê-los calibrados para evitar prejuízos.

 

#2: devido aos impactos, a suspensão podem ficar desgastados, além de todo o conjunto, como amortecedores e molas

 

#3: os freios também podem ser danificados, principalmente devido aos desvios bruscos que o motorista pode fazer.

 

Onde os buracos causam mais problemas no veículo?

Além dos itens falados no tópico anterior, outras regiões do veículo são afetadas como consequência dos buracos. Bora ver?

 

A roda

Quando ela sofre deformação, devemos verificar se ela não está em contato com o pneu e estragando a almofada anti-abrasão. Isso porque, ela pode danificar o feixe do talão, ocasionando assim, a perda do pneu.

 

Eixo dos carros

O eixo dos carros é considerado a maior vítima dos buracos. O eixo tem a função dupla de manter as rodas alinhadas com o veículo e passar a energia cinética do motor.

 

Quando a roda bate de frente com um buraco, ela recebe um impacto que é transferido para o eixo e para o resto do automóvel. Um dos agravantes está no fato de que o posicionamento do eixo – embaixo do veículo – deixa ele mais vulnerável a esse tipo de impacto.

 

A direção desalinhada

Outro problema que pode ser causado pelos buracos na estrada é o desalinhamento da direção, quase sempre originado pela mudança do ângulo das rodas devido aos choques.

 

Como resultado, torna-se mais difícil dirigir corretamente, pois é preciso ajustar o volante fora do que normalmente seria seu ângulo correto para andar para frente, o que pode ser muito perigoso. Por vezes, a direção desalinhada se manifesta como uma tremida constante do volante.

 

O desalinhamento também é uma deterioração que acontece gradativamente, por isso aproveite a viagem de fim de ano para alinhar as rodas do veículo evitando que os buracos na estrada piorem a situação.

 

Quebra da caixa de direção

Por conta de seu posicionamento desfavorável, semelhante ao do eixo das rodas, o eixo da caixa de direção, responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterça-las, também é vulnerável ao impacto causado pelos buracos na estrada e pode acabar se rompendo.

 

Se você acha que a caixa de direção só corre o risco de estragar quando você passa em buracos maiores, está enganado: várias fissuras aparecem devido à vibração causada pelo impacto constante nas estradas cheias de buraquinhos por conta do asfalto de baixa qualidade.

 

Acidentes por desvio

Pior do que qualquer um dos danos que listamos acima é a possibilidade de se perder o controle da direção e acabar indo parar na via contrária devido aos buracos na estrada.

 

Isso pode acontecer porque a roda costuma levantar alguns centímetros do chão ao passar por alguns buracos. Se o seu carro acidentalmente passar numa sucessão de buracos que levantem a maior parte das rodas, elas podem cair em um ângulo irregular que poderá mudar a trajetória do veículo.

 

Dependendo da velocidade no momento, o desvio pode ser grande e provocar um grande acidente.

 

Pois é, pessoal… os buracos nas estradas podem ser um grande problema para o seu automóvel. Por isso, pedimos que tomem cuidado e se previnam ao dirigir!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários