Terça, 24 de Maio de 2022
Artigos Fique Ligado

Um bom motorista tem a obrigação de ter essas 6 importantes coisas

Pegue essas dicas e fique sempre em destaque como motorista profissional

19/02/2022 às 08h18
Por: André Baioff Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Fala, pessoal! Beleza?

 

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

E o tema é sobre quais coisas importantes que todo motorista profissional deve possuir!

 

Como em todas as profissões, entender os pilares e necessidades, faz com que o indivíduo possa se destacar no seu ramo. O que não é diferente com os condutores.

 

Bora lá saber?

 

Aqui você encontra:

 

Seguir lei, regra e normas

Como em tudo e qualquer coisa na nossa sociedade, seguir lei, regras e normas é o princípio básico dos cidadãos. 

 

Assim deve ser em todos os tipos de profissões. Para você ser um bom motorista profissional, tem que saber quais são as que permeiam o universo dos condutores profissionais. 

 

Primeiro que a profissão teve regulamentação em 2012 e, a partir de então, as regras de trabalho foram melhor definidas. De acordo com a Lei nº 12.619 de 30 de abril de 2012, os motoristas profissionais precisam atender a alguns requisitos.

 

Eles devem ter vínculo empregatício para exercer a sua atividade e precisam se enquadrar na categoria de transporte rodoviário de passageiros ou transporte rodoviário de cargas.

 

Dentre as atividades que podem exercer podemos citar algumas como condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, motoristas de veículos de transporte escolar, condutores de veículos de transporte de produtos perigosos, condutores de veículos de emergência e motoristas de veículos de transporte de carga indivisível.

 

É claro que para começar a atuar, eles devem seguir algumas regras e obter alguns documentos e certificados.

 

Após sabermos o pilar principal da profissão de motorista profissional (que é seguir lei, regras e normas), separamos nos tópicos posteriores outros itens de extrema importância.

 

#1 Carteira de habilitação

Por lei, todo motorista deve possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sendo que essa deve ser específica para o tipo de veículo a ser conduzido.

 

Pode ser preciso uma CNH de categoria D para fazer transporte escolar ou coletivo de passageiros.

 

Para dirigir veículos de emergência ou de carga indivisível, pode ser necessário CNH de categoria C ou E, lembrando que em todos os casos, o motorista profissional deve ter idade mínima de 21 anos.

 

É preciso também que nesse documento esteja especificado que o profissional exerce atividade remunerada.

 

#2 Curso especializado

Além de tirar a CNH, o motorista profissional precisará passar por cursos obrigatórios que estão previstos em lei. Será preciso procurar uma entidade credenciada ao Detran que ofereça esse tipo de formação.

 

O motorista aprenderá sobre temas específicos de acordo com o tipo de veículo que pretende dirigir.

 

A carga horária total pode variar. Mas, em geral, gira em torno de 50 horas/aula. Será preciso que a pessoa seja aprovada na capacitação para obter o certificado.

 

É importante ressaltar que alguns desses cursos possuem validade, sendo necessário refazê-lo de tempos em tempos ou realizar alguns que sejam de atualização.

 

#3 Aplicativos que ajudem no cotidiano

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos motoristas profissionais, pois existem muitos aplicativos que ajudam na localização, a reduzir custos e outros.

 

Aplicativos como Waze ou outros que utilizam trajetos com base no GPS são essenciais para quem trabalha com rotas diferenciadas todos os dias, por exemplo, fazendo entregas. Com eles é possível saber qual o melhor caminho e condições do trânsito.

 

Os que informam sobre os valores de combustível de diferentes postos são ótimos para economizar combustível.

 

São muitas as opções que podem ajudar, é preciso apenas ter um smartphone para instalar os recursos que precisará.

 

#4 Conhecimento da legislação de trânsito

Como dissemos no primeiro tópico, nós falamos que, quem está ao volante, precisa conhecer as leis de trânsito, ensinadas ainda quando se faz o curso para obter a CNH, mas, muita gente acaba esquecendo.

 

Quem trabalha dirigindo precisa conhecer muito bem as regras para que consiga respeitá-las e dessa forma evitar multas. Como ocorrem mudanças constantes é preciso se manter atualizado e saber como essas transformações podem impactar na sua profissão.

 

#5 Noções de mecânica

Passar o dia todo ao volante faz com que o motorista esteja mais propenso a sofrer com problemas mecânicos, mesmo quando as revisões estão em dia.

 

Apesar de não ser um conhecimento obrigatório, ele é de grande valia para ajudar a sair de situações difíceis.

 

Por exemplo, se o caminhão parar de funcionar por um problema simples, poderá resolver e sair do local para uma oficina sem que precise esperar pelo guincho.

 

Os motoristas profissionais devem ter conhecimentos obrigatórios e documentos como prevê a legislação. Entretanto, se quiserem ser bons profissionais e não passar aperto precisam ir além do conhecimento das melhores seguradoras de seguro auto e outros recursos que ajudam no cotidiano.

 

É, rapaziada… Vocês viram o que é importante saber para ser um bom profissional das estradas! Aconselhamos a você, caro leitor, sempre ser o exemplo dentro da profissão, para que possamos repassar isso para futuras gerações!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários