Terça, 24 de Maio de 2022
Startup e Inovação Inovação

Quais são as vantagens de terceirizar 100% a operação logística?

Solução da CARGOBR deixa a empresa totalmente focada em vender e se responsabiliza por todo o processo logístico das companhias

01/03/2022 às 12h24
Por: Redação Fonte: CARGOBR
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Logística mostra que 41% das empresas terceirizam parcialmente o serviço com foco em transporte. Outros 28% realizam a prática com a estratégia voltada para a logística. Além disso, 20% das corporações terceirizam totalmente o serviço. A pesquisa também destaca que outros 8% pretendem atuar com operação própria e 3% ainda não definiram uma estratégia.

 

Além disso, a pesquisa ainda mostra que o custo logístico representa de 2 a 5% sobre o faturamento de 37% das empresas entrevistadas. Para 25% delas o valor é de 5% a 8%. Além disso, 79% das corporações criaram um departamento específico para gerenciar as atividades logísticas.

 

Quanto aos critérios de escolha de um operador logístico, as empresas indicaram que o preço é o diferencial para 87% das companhias. Experiência, tecnologia, histórico de desempenho, qualidade de pessoal, saúde financeira e portfólio receberam, respectivamente, 66%, 44%, 30%, 26%, 20% e 15%.

 

Pensando em que grande parte das empresas preferem terceirizar 100% a operação logística, a CARGOBR, companhia de tecnologia do setor logístico e líder em soluções "full-service”, criou um serviço específico, o CARGOBR+.

 

O CARGOBR+ é voltado para grandes e-commerces e marketplaces que necessitam de uma operação dedicada e com alta escalabilidade. Tem atuação em todas as etapas logísticas: first mile, line haul e last mile e pode ser totalmente customizada pelo cliente que faz a gestão de diversos recursos logísticos em uma única plataforma.

 

O serviço oferece captação, treinamento, gerenciamento de riscos, monitoramento de todas as atividades em tempo real, seleção, planejamento, operacionalização, gestão, pagamentos de motoristas e veículos.

 

"Com o CARGOBR+, a empresa só precisa se preocupar em vender, porque todo o processo de logística é conosco. Somos os responsáveis por toda a operação desde a captação do produto no centro de distribuição até a entrega na casa do cliente final", afirma Fábio Gamarra, diretor do CARGOBR+.

 

Fábio acredita que o principal fator pelo qual muitas empresas terceirizam sua logística é a redução de custos, pois ao delegar o trabalho a um prestador de serviço, é possível reduzir custos logísticos e, em muitos casos, até mesmo substituir os custos fixos por custos variáveis.

 

Além disso, outra vantagem é a simplificação dos processos, pois otimizar os processos logísticos, economizando tempo e dinheiro, é fundamental para qualquer organização. "Ao terceirizar a atuação, a empresa passa a ter um controle simplificado dos custos e trabalhos dessa atividade", explica Gamarra.

 

Os prestadores de serviços possuem conhecimento específico na área contratada. Sua empresa pode se aproveitar disso para corrigir falhas e aprimorar diversos pontos. Além disso, os profissionais da área logística são especialistas no ramo, buscando formação profissional e atualização por meio de feiras e eventos.

 

Além do know-how, os parceiros especializados em logística possuem equipamentos específicos para armazenagem e transporte de materiais. Mais uma vez, isso pode facilitar o trabalho da sua organização, reduzindo custos com aquisição e manutenção desses itens.

 

"Uma das grandes vantagens de terceirizar atividades secundárias é a possibilidade de focar no seu core business, isto é, a atividade-fim da sua empresa. Esse benefício gera um ciclo virtuoso, fazendo com que a sua organização (e a equipe de gestores) tenha mais tempo para desenvolver estratégias e soluções que melhorem os serviços e produtos. No fim das contas, esse processo se reflete no aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes, gerando mais satisfação e fidelização", finaliza Fábio.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários