Domingo, 29 de Maio de 2022
Fabricantes Parceria Nova

Henkel faz parceria com FM Logistic e potencializa logística sustentável de produtos de beleza no Brasil

Acordo estratégico utiliza frota de veículos ecológica para atender o Estado de São Paulo e reduz em 94% a utilização de plástico na operação de armazenagem e transporte

04/03/2022 às 09h42
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A Henkel Beauty Care, líder global em cosméticos no setor de bens de consumo e segmento profissional, inovou sua logística de armazenagem e distribuição de produtos de sua unidade de negócio. A nova operação logística da linha Beauty Care da Henkel passou a ser executada pela FM Logistic, uma das maiores empresas de supply chain do mundo.

 

O novo sistema logístico da Henkel, criado através do projeto denominado “14 BIS”, potencializou as operações da unidade Beauty Care, com entregas mais sustentáveis, custo mais baixo, qualidade e maior controle dos materiais que estão sendo transportados.

 

O novo projeto logístico da Henkel com operação da FM Logistic reforça a preocupação ambiental. Todas as operações dentro do processo logístico, do centro de distribuição até a entrega final, são sustentáveis, como a introdução de uso de carro elétrico para atender às demandas do Centro de Distribuição (CD) para toda a Grande São Paulo.

 

“O planejamento estratégico foi traçado projetando operações logísticas otimizadas, sustentáveis e viáveis no aspecto financeiro. Desenvolvemos operações funcionais que proporcionam maior volume de entregas e de forma sustentável, maior qualidade, maior controle de estoque, com menor tempo e custo. Desta forma, pretendemos aumentar a produtividade em cinco vezes”, destaca Marlucio Pinho, gerente de supply chain da Henkel.

 

A nova estratégia reduziu em 94% a quantidade de plástico nas operações de armazenagem e transporte, reflexo do uso de papel kraft.

 

“Em parceria com a FM, registramos uma maior capacidade na logística de distribuição, atendendo todas as etapas da produção até a entrega aos clientes. O sistema otimizado gera menos estoque e, consequentemente, reduz em 30% os custos operacionais”, acrescenta Pinho.

 

Inserida no mercado como uma empresa de logística “green” que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade, a FM investe constantemente em uma frota de veículos ecológicos (elétricos, híbridos, gás ou hidrogênio) e, com isso, tem o objetivo de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

 

Segundo Pamela Martins, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da FM Logistic, a instalação de painéis solares em sua unidade de São Paulo reduz em 10,5 toneladas por ano a emissão de carbono.

 

“Essa redução de 10,5 toneladas por ano em emissão de carbono protege em torno de 140 árvores, garantindo assim uma cadeia de suprimentos ecológica, sustentável e efetiva. A FM Logistic está alinhada às questões de sustentabilidade reforçada pela Henkel”, comenta a executiva.

 

 

 

Serviços integrados

A modernização da logística na unidade de negócios Beauty Care da Henkel atende a um mercado de enorme demanda tanto no setor de bens de consumo quanto no segmento profissional.

 

A Henkel Beauty Care conta com um estruturado planejamento estratégico para continuar expandindo a liderança em inovação em mercados maduros no setor de bens de consumo. Já no segmento profissional, tem como objetivo dar continuidade à estratégia de globalização, com foco no estímulo a regiões emergentes.

 

A FM Logistic, por sua vez, é a responsável pela execução de operações de recebimento, armazenagem, expedição, distribuição e co-packing de produtos para atender todas as necessidades operacionais da Henkel.

 

Luciana Lacerda, diretora de operações da FM Logistic do Brasil, afirma que a parceria com a Henkel teve início em 2021, quando a empresa estruturou o planejamento estratégico para dobrar o faturamento no mercado brasileiro.

 

“Nosso desafio maior foi aliar uma logística sustentável eficiente com a ampla movimentação de volumes diferenciados, reforçando a importância de serviços completamente integrados”, diz.

 

Sobre a Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos -- em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente -- uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite Henkel.

 

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 65 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.
 

 

Sobre a FM Logistic

Fundada na França em 1967, a FM Logistic é uma empresa com faturamento de 1,38 bilhão de euros (2020-2021), está presente em 14 países da Europa, Ásia e América Latina e conta com, aproximadamente, 27,2 mil colaboradores.

 

A FM Logistic investe constantemente em inovação para oferecer soluções logísticas de armazenagem, co-packing, nacionalização e transportes de cargas completas e fracionadas para atender às necessidades dos clientes, suportando o crescimento nos canais B2B, B2C, incluindo soluções de e-commerce e omnichannel. Seu portfólio de atuação abrange indústrias nacionais e internacionais de bens de consumo, varejo, cosméticos, manufaturados e produtos de cuidados pessoais. No Brasil, está presente desde 2013, onde conta com três centros de distribuição localizados estrategicamente em SP, SC e RS, empregando cerca de 600 colaboradores.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários