Domingo, 29 de Maio de 2022
Fabricantes Cautelas

Indústria nacional está cautelosa em lançar produtos

Janeiro e fevereiro apresentam baixo índice de novidades no varejo

04/03/2022 às 10h15
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Assim como no fim do ano passado, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresenta queda no interesse das indústrias em lançar novidades. Em fevereiro a redução do índice foi de 9,8% na comparação com janeiro no dado livre de efeitos sazonais. Na comparação com fevereiro de 2021, apresentou queda de 19,3% e no acumulado em 12 meses, queda de 1,3% com relação ao período anterior.

 

“Os primeiros meses do ano costumam apresentar um índice de atividade tímido. Em 2022, além desse fator, também viemos de um período de patamares abaixo da média, o que foi refletido para os meses de janeiro e fevereiro. Normalmente a intenção do lançamento de produtos apresenta uma retomada a partir de março. Esperamos que essa tendência também se realize e que possamos apoiar o mercado nessa retomada”, afirma Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

 

 

 

Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria

 

Índice por regiões do País

 

 

Índice por setores

 

 

Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria

 

Entenda o Índice GS1

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

 

  • ORIGINAL -- dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO -- série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
    • Todo 1º dia útil do mês
    • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
    • Poder explicativo adicional -- não direto -- com significância estatística
    • Relacionado com Inovação -- portfólio de produtos das empresas
    • Setores relacionados com CNAE -- Divisão 10 a 33
    • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

 

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários