Sábado, 21 de Maio de 2022
Artigos Dica Da Semana

Nossa dica de ouro: mantenha a cabine do seu caminhão sempre limpa!

Muito além do fator estético e de organização, uma cabine limpa te deixa livre de problemas de saúde!

08/03/2022 às 08h35
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Fala pessoal! Beleza?

 

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Preparamos, desta vez, um artigo sobre a importância de manter a cabine do seu caminhão organizada e limpa.

 

Os caminhões são os verdadeiros escritórios dos caminhoneiros e, também, é a segunda casa deles. Deixar esse espaço sempre limpo e organizado, além de passar a ideia de profissionalismo, acaba evitando problemas como os de saúde, por conta dos micro-organismos nas poeiras.

 

E aí, se interessou? Então bora lá saber mais, pessoal!

 

Aqui você encontra:

 

A importância da organização da cabine do caminhão

 

Poeira, sujeiras, gorduras…

 

Todas esses são questões que podem acumular micro-organismo capazes de causar problemas de saúde como a rinitehttps://conteudo.omronbrasil.com/sintomas-da-rinite/, por exemplo. 

 

“Mas, como pensar nisso com a correria que é a rotina de um motorista?”

 

É, meu camarada, sabemos que o seu dia a dia é bem corrido.

 

É importante enfatizar aos motoristas que um ambiente bagunçado é insalubre e isso precariza o trabalho, levando ao maior risco de contrair doenças. Além disso, terá de lidar com o rápido desgaste de equipamentos importantes do veículo, como os estofados, que sujam e se degradam com facilidade.

 

4 principais dicas para organização da cabine do seu caminhão

 

1- Descartar objetos desnecessários: um bom pontapé inicial para a limpeza do seu “escritório”, é retirar ou guardar os objetos que só estão deixando o local bagunçado, como: embalagens de papéis e roupas.

 

2- Organização de itens essenciais: a cabine é um espaço limitado, concorda? Por isso, aconselhamos você a começar separando os itens em grupos, objetos semelhantes devem ser guardados no mesmo lugar, a fim de facilitar a sua rotina. Utilize também os bolsos e espaços extras atrás dos bancos. Assim, acreditamos que você terá um melhor aproveitamento de espaço, menos acúmulos de sujeira e maior segurança durante as viagens.

 

3- Jogue o lixo do caminhão durante as paradas: tenha um saquinho, cesto ou algum objeto para colocar o lixo que é feito durante as viagens como os das refeições, por exemplo. Esse cuidado é essencial para evitar que resíduos fiquem espalhados pelo caminhão. Outro ponto: sempre limpe o cesto do lixo durante as paradas estratégicas na estrada e na chegada à empresa.

 

4- Não deixe a poeira acumular: como falamos, além de deixar o seu caminhão mais sujo, o acúmulo de poeira é altamente prejudicial para a saúde do ser humano — ainda mais com a Covid-19 aumentando a gravidade das doenças respiratórias. Passe regularmente um pano para remover a poeira acumulada no interior do seu caminhão. Tome cuidado na hora de limpar o painel e outros lugares mais sensíveis para não danificar nenhuma função.

 

5- Higienize completamente a sua cabine: a limpeza da sua cabine é muito mais que um fator estético, é uma questão de saúde para você, sua família e sociedade em geral. E não é preciso muito para fazer a sua parte. Os especialistas recomendam o uso de álcool em gel ou detergente líquido para uma higienização segura. Como a cabine apresenta peças que podem ser danificadas em contato com o álcool, o mais indicado é utilizar um pano úmido com detergente líquido à base de água. Se utilizado corretamente, o produto possibilita a higienização completa da cabine e maior segurança para os ocupantes do caminhão.

 

Bônus: mais 7 dicas para manter a cabine limpa!

 

1- Higienize o tapete corretamente: esse componente deve ter uma atenção redobrada do caminhoneiro! Depois de passar, com cuidado, uma escova e água para remover as impurezas sem danificar a peça, o indicado é estender o carpete ao ar livre e deixá-lo secar ao sol, para evitar a proliferação de bactérias.

 

2- Bons produtos de limpeza: preste atenção no rótulo dos materiais, para evitar comprar líquidos vencidos ou com composição química que cause danos ao caminhão. Dê preferência aos produtos neutros, pois componentes químicos em excesso podem causar manchas no painel do veículo e em outras peças. 

 

3- Não exagere na água para limpar estofados: o ideal é fazer a limpeza semanal da cabine e apenas com um pano úmido, com um pouco de detergente. Depois, é preciso deixar o estofado secar ao sol, para evitar o mau cheiro, desgaste e mofo.

 

4- Adquira um aspirador de pó: é um investimento necessário para retirar poeiras, migalhas, fios de cabelo e outras sujeiras que não são visto a olho nu. Esse aparelho facilita a correta limpeza de todos os cantinhos da cabine, reduzindo o tempo que o caminhoneiro gasta com a faxina no dia a dia.

 

5- Utilize acessórios para auxiliar a organização: essa é uma ótima dica! Pelo fato da cabine ser pequena, otimizar o espaço da boleia com objetos organizadores, são essenciais ao ar de organização do ambiente. Você pode usar sacolas plásticas para guardar roupas sujas e acessórios pequenos que podem se perder durante a viagem.

 

6- Deixe os vidros sempre limpos: a água das chuvas pode se misturar com a poeira durante as viagens. A recomendação é que o caminhoneiro use um pano com água e detergente para remover a sujeira dessa parte externa da cabine. Já na parte interna, uma dica é tirar primeiro a oleosidade acumulada, com auxílio de um limpa-vidros (sem álcool, principalmente se o material tiver película), que tem composição específica para remover as impurezas sem danificar o equipamento.

 

7- Evite comer próximo à cabine: essa prática deve ser evitada para manter o interior do caminhão sempre limpo e bem cheiroso. Além de deixar o ambiente com um aspecto de mal cuidado, os restos de comida podem se acumular na superfície e nos equipamentos do caminhão, levando à proliferação de micro-organismos na boleia, o que afeta diretamente a saúde do trabalhador.

 

Neste texto, você descobriu como limpar a cabine de caminhão para não sofrer com o acúmulo de sujeira nessa importante área do veículo, na qual o caminhoneiro passa longas jornadas enquanto transporta carga. Por isso, invista um tempo para manter a cabine higienizada e organizada, ganhando qualidade de vida e ampliando o tempo de uso dos equipamentos.

 

Enfim, por causa da grande atenção que uma viagem na estrada demanda, é normal que a limpeza da cabine do caminhão fique em segundo plano. Porém, como vimos, a higienização hoje é uma questão de saúde, por isso vale a pena um esforço a mais para realizá-la. Além disso, não há nada melhor do que trabalhar em um ambiente seguro, limpo e organizado, não é mesmo?

 

Envie este artigo para a rapaziada dos grupos de Zap e Facebook!

 

Até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários