Sexta, 12 de Agosto de 2022
Artigos Dicas Necessárias

Leitura necessária: o pneu do seu caminhão precisa dessas dicas!

Responsável por carregar todo o veículo, devem ter a sua atenção!

09/03/2022 às 09h39
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Fala, pessoal! Beleza?

 

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

E o tema é sobre a saúde do seu pneu!

 

Eles são responsáveis por carregar você e a sua carga, além de todo o veículo. Ao longo do tempo, passam por desgastes feitos pelas más condições das rodovias e pistas do país. Mas, há como preservá-los e poupar o seu bolso.

 

Bora lá saber?

 

Aqui você encontra:

 

#1 O que diz as normas legais

Além da falta de manutenção do pneu do caminhão representar um risco à segurança, isso pode gerar sérias consequências à vida do motorista ou às empresas. 

 

De acordo com a resolução n° 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a profundidade dos sulcos da banda de rodagem tem de ser superior a 1,6mm.

 

Além de multa, o veículo e a carga são apreendidos, gerando mais custos e muita dor de cabeça.

 

#2 Cuide da calibragem

Os caminhões rodam bem mais do que veículos normais, por isso se sujeitam a aquecimentos maiores. Isso resulta em perda de pressão e faz com que a frequência de calibragem seja ainda maior.

 

Por fim, temos a calibragem dos pneus. Essa é uma etapa fundamental para evitar o desgaste prematuro de vários componentes e manter a segurança. Faça inspeções regulares e siga as orientações do fabricante quanto à periodicidade. Na dúvida, sempre consulte o manual do veículo.

 

Pneu de caminhão é coisa séria, afinal, além de gerar prejuízos, o descuido com a manutenção é perigoso. Deixar para depois pode até parecer mais econômico, mas quase nunca é. 

 

#3 Importância do rodízio, alinhamento e balanceamento para o pneu de caminhão

Fazer o rodízio possibilita que os pneus sejam expostos ao mesmo tipo de impacto, de forma equivalente.

 

O alinhamento e balanceamento também são medidas simples e contribuem muito para a durabilidade dos pneus.

 

A famosa "direção puxando" ou pesada é indício da falta de um destes procedimentos. É importante executá-los a cada 10 ou 15 mil quilômetros.

 

#4 Pneu de caminhão e direção defensiva

Dirigir com segurança, além de ser primordial, ainda traz o benefício de diminuir o desgaste dos pneus. Dirigir dentro dos limites de velocidade, não se expor a frenagens e arrancadas bruscas, não forçar o caminhão em subidas e curvas ajudam e muito a evitar a deterioração prematura dos pneus.

 

#5 Rodar à noite e planejar a rota pode ajudar no pneu do seu caminhão

Durante o dia, é natural que o asfalto esteja bem mais quente. A alta temperatura somada à abrasividade do asfalto, são fatores que submetem os pneus a condições extremas. Mas, olha… não estamos dizendo para você desrespeitar o período permitido pela Lei do Caminhoneiro!

 

O planejamento também tem um papel importante. Traçar as rotas escolhendo as melhores estradas é estratégico, além de usufruir de outros benefícios, como economia, segurança e rapidez no trajeto.

 

#6 Equilibrar a carga faz diferença para o pneu do seu caminhão

Utilizar técnicas adequadas de carregamento faz com que o peso seja distribuído de maneira uniforme no compartimento. 

 

As boas práticas indicam que o carregamento deve acontecer de trás para frente e com equilíbrio entre lado esquerdo e direito, para garantir que a carga seja dividida por igual sobre os pneus. 

 

Contudo, é importante observar as especificidades de cada veículo.

 

#7 Evite o ressecamento da borracha

A causa do ressecamento dos pneus é atribuída principalmente pela exposição a substâncias que a provocam: derivados de petróleo, solventes e até mesmo alguns produtos usados durante a lavagem do caminhão. 

 

É importante ainda evitar estacionar sobre óleo ou combustível que possa estar presente no solo.



Lembre-se que o ressecamento faz com que um pneu de caminhão perca a aderência, causando a exposição a derrapagens e acidentes.

 

#8 Observe o estado dos sulcos

O melhor indicativo para saber se os sulcos do pneu estão ou não dentro das condições necessárias é observar o TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator). É ele quem vai mostrar se o pneu está com a profundidade mínima, que é 1,6 milímetros. 

 

Os sulcos têm um papel muito importante para um pneu de caminhão. Além de indicar se a borracha apresenta um nível adequado para garantir a aderência, eles ainda atuam na drenagem de água em períodos de chuva.

 

Estas foram algumas boas práticas para ajudar na longevidade de um pneu de caminhão. Ainda há outras formas de fazer com que os pneus durem mais. Contudo, se a hora da troca chegou, não adie! Nada é mais importante do que a segurança, não é mesmo?

 

#9 Controle o uso do pneu do caminhão

Quando falamos em controlar o uso do pneu, não quer dizer para manter os veículos parados. Implementar uma boa gestão é o primeiro passo para evitar o desgaste prematuro e detectar problemas que podem gerar multas e transtornos. Para fazer isso, basta seguir algumas dicas bem simples:

 

  • Dê atenção especial ao rodízio de pneus e à manutenção dos freios;

  • Amortecedores e demais componentes da suspensão também têm que estar em ordem;

  • Outra questão são os motoristas: invista em treinamentos e na direção defensiva.

 

#10 Saiba a hora certa de trocar os pneus

Ainda que você faça uma boa gestão dos pneus, uma hora eles terão que ser trocados. Os pneus podem durar até 80 mil km, mas isso depende de várias questões.

 

Mas não é só quando o sulco da banda de rodagem estiver baixo!

 

Rasgos e ressecamento das paredes laterais são sinais de que a hora da troca chegou — esse tipo de problema costuma aparecer em pneus recauchutados. Embora a parte que toca o solo esteja em ordem, pode ocorrer um estouro por danos em outras áreas. Bolhas e deformações também indicam a hora certa de comprar novos componentes, ainda que os sulcos estejam em ordem.

 

Ajude a gente, envie este artigo para os grupos de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários