Sexta, 20 de Maio de 2022
Infraestrutura Lançamento

Lançamento: sistema de validação biométrica Autentica agora tem função de múltiplas assinaturas

Ferramenta desenvolvida pelo birô de crédito Assertiva Soluções inova ao proporcionar autenticação com validade jurídica em fluxos que envolvem diversas pessoas, como contratos imobiliários ou demandas logísticas

10/03/2022 às 09h54
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

O Autentica, ferramenta de validação biométrica desenvolvida pelo birô de crédito Assertiva Soluções, foi lançado no ano passado e já tem uma nova função habilitada. Usando um algoritmo robusto de machine learning para garantir que uma pessoa é quem realmente diz ser, ela pode ser utilizada em diversos momentos de uma empresa, como na abertura de contas, na conclusão de um serviço e até mesmo em fases transacionais, como a autorização de compras, pedidos ou pagamentos.
 

Porém, agora passa também a servir para fluxos que envolvem diversas pessoas. “Um contrato de locação imobiliária, por exemplo, não precisa mais ser levado ao cartório para reconhecimento de firma dos locatários, fiadores e proprietário do imóvel”, afirma Hederson Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções. “O reconhecimento facial de todos eles já dá ao documento validade jurídica e a segurança necessária para saber que quem assinou realmente se trata de uma das partes envolvidas no contrato, poupando tempo e dinheiro dos envolvidos, além de minimizar riscos de fraude e agilizar os negócios imobiliários”.
 

Outro setor para os qual a novidade se mostra um grande benefício é o de logística, especialmente quanto ligado ao e-commerce, para a certificação de que o produto comprado foi retirado, transportado e entregue à ponta final corretamente. “Na prática, independente do setor, todo negócio que em algum momento demanda assinaturas pode se beneficiar do reconhecimento facial como dispositivo antifraude”, comenta o CEO.
 

Outros diferenciais

O Autentica analisa mais de 150 pontos ósseos e musculares do rosto para validar a identidade de uma pessoa, resolvendo, com alto grau de confiança, a questão inteiramente online em questão de minutos. Ele é capaz de aliar o processo antifraude a outras soluções complementares, como o onboarding digital do cliente, a coleta e centralização de documentos e a assinatura eletrônica com validade jurídica.
 

Entre os principais benefícios, estão a diminuição do índice de fraudes de identidade, que protege a empresa e não permite a venda / concessão de crédito a clientes fraudulentos. Além disso, a plataforma traz redução de custo com a mesa de análise e diminui o gasto de logística para assinaturas feitas a mão. Por fim, garante mais organização, agilidade e segurança no armazenamento e entrada de clientes.
 

Customização

Embora possa ser integrada ao sistema do cliente via API, geralmente o jeito preferido das grandes empresas, a Assertiva oferece também a possibilidade de acessar a ferramenta direto em sua plataforma via web, uma forma prática que costuma ser mais interessante para as PME’s. A ferramenta fica na nuvem, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra.
 

Além de receber instruções sobre como utilizar a ferramenta, ao contratar o serviço o cliente recebe auxílio da empresa na montagem e personalização dos seus próprios fluxos. Além do pacote completo, que contempla desde a biometria facial antifraude até a assinatura dos contratos, há versões simplificadas para atender a necessidade de cada empresa, que podem contemplar apenas a assinatura digital ou somente a prova de vida, por exemplo. “Em geral, as empresas costumam utilizar mais o fluxo completo para etapas como abertura de contas ou contratação de serviços pela primeira vez, e fluxos mais simplificados (como prova de vida) quando são etapas mais transacionais, que são feitas rotineiramente”, finaliza Hederson.

Sobre a Assertiva Soluções

Criada em 2012, a Assertiva Soluções tem o propósito de trazer as melhores práticas e inovações tecnológicas para o ciclo do crédito, trazendo uma maior mobilidade no formato dos serviços. Além disso, também protagoniza, através da educação do mercado, a consolidação da imagem dos birôs de crédito como algo positivo para o consumidor (titular dos dados). A empresa atua no ciclo que protege o crédito, isso é, ajudando empresas a combater a inadimplência, evitar fraudes, vender e conceder crédito de forma mais segura e com mais qualidade, cobrindo demandas que vão desde a prevenção de fraudes, consulta de score e atualização e checagem cadastral até o relacionamento entre empresas e os seus clientes.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários