Sexta, 12 de Agosto de 2022
Startup e Inovação Facilidade

Quicko lança alertas sobre transporte público com notícias em tempo real para facilitar rotina dos paulistanos

Aplicativo avisa sobre mudanças nas linhas, problemas de lentidão e greves, melhorando experiência com os deslocamentos na cidade

16/03/2022 às 08h14
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Segundo dados do aplicativo da Quicko - startup brasileira de mobilidade urbana - na cidade de São Paulo, em dezembro de 2021, foram enviados mais de 27 mil alertas na plataforma por usuários do transporte público. Os alertas vão desde avisos de lotação dos ônibus, atrasos e sinalizações de que estava tudo certo com determinada linha, circulam na  cidade de São Paulo mais de 15 linhas de ônibus todos os dias. Pensando em garantir uma jornada com mais previsibilidade, otimização de tempo e informações, a Quicko acaba de anunciar mais uma iniciativa no seu aplicativo: o QuickoAlerta. 

 

Por meio da nova funcionalidade, os usuários do app recebem, pelo celular, informações em tempo real sobre mudanças na sua rota ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs.  O aplicativo acredita que fornecendo informações, os usuários podem mudar os seus trajetos com antecedência ou se preparem para qualquer mudança repentina. A novidade é mais um dos passos da Quicko em promover uma mobilidade urbana centrada nas pessoas. Por meio do monitoramento de perfis em redes sociais oficiais e de usuários das principais plataformas digitais, o app da Quicko avisa sobre problemas como greves, alagamentos, linhas com lentidão, entre outras informações em tempo real. 

 

Segundo dados do IPEA, no Brasil, cerca de 44% da população tem o transporte público como principal modal para se deslocar, sendo assim, uma das missões da Quicko é apoiar essa parcela da população que depende do transporte público diariamente. Além de receber informações pelo aplicativo, as pessoas podem acompanhar as notícias do QuickoAlerta também pelo perfil do twitter da startup. Com atualizações ágeis e diárias, todas as informações do transporte podem ser consultadas a qualquer momento, auxiliando também quem não tem o app instalado. 

 

“Com essa funcionalidade, é possível que as pessoas se programem, alterando a sua rota no momento em que ela recebe a notícia. A novidade da Quicko é muito importante para que os milhares de usuários do transporte público também possam desfrutar deste nível de previsibilidade e tenham uma experiência mais positiva de mobilidade nas suas cidades”, explica Luísa Peixoto, Gerente de Políticas Públicas da Quicko.

 

Ser um parceiro do transporte também envolve inteligência de dados e análise de comportamento. Dados do app da Quicko em São Paulo demonstram que cerca de 9 em cada 10 usuários do app na cidade fazem trajetos diários de 10km ou mais e 43% dos deslocamentos na plataforma ficam acima de 1 hora. Com essa visão, a Quicko revoluciona o ecossistema ao entregar junto a gestores públicos e operadores de transporte, soluções assertivas para melhorar a experiência de quem se desloca todos os dias pela capital paulista. 

 

De janeiro de 2021 para o mesmo mês de 2022, o número de usuários ativos da Quicko cresceu 30% na cidade. “Durante a quarentena imposta pela pandemia, muitas pessoas não puderam ficar em casa e passaram a buscar ferramentas que trouxessem mais conforto e segurança para seus deslocamentos. O app da Quicko traz isso, mostrando informações relevantes sobre o transporte público, como a localização de ônibus e as principais notícias do transporte. Essa utilidade vai além da pandemia: todos os dias, muitas situações influenciam o deslocamento, por isso agora ampliamos a nossa capacidade de apoiar os usuários, com alertas diretamente em seus celulares. Dessa forma, eles podem se deslocar com tranquilidade e segurança”, pontua Pedro Somma, CEO da empresa

 

A Quicko  aposta ainda em ser um assistente para quem se desloca pela cidade garantindo, por meio de e inteligência de dados, mais previsibilidade e conveniência na jornada. Com isso, as pessoas poderão se programar e evitar aglomerações desnecessárias, o que também atribui maior segurança ao seu trajeto diário.



Sobre a Quicko: A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões das melhores opções de rotas, recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, além da localização de estações de compartilhamento de bicicleta. O passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.

 

Criada em setembro de 2018, a Quicko surgiu para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público.  A empresa recebeu um aporte inicial da CCR e do grupo J2L em 2018 e já no início de 2021, recebeu um novo investimento dos mesmos investidores. Hoje, a Quicko possui mais de 80 colaboradores e atua em oito cidades do Brasil, disponibilizando o app gratuitamente em oito regiões metropolitanas e mais de 100 cidades brasileiras.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários