Sábado, 21 de Maio de 2022
Conteúdo de Marca Melhore seu GPS

GPS: saiba o que é e como melhorar o desempenho do dispositivo

Além de saber calibrar manualmente, empresa de telefonia disponibiliza aplicativos para ajudar caminhoneiros

19/03/2022 às 10h42 Atualizada em 09/05/2022 às 11h43
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

E o tema é para te mostrar o que o dispositivo GPS e como otimizar a sua funcionalidade!

 

Conhecido como a evolução das bússolas e mapas impressos, o GPS é um sistema de navegação que permite, através de satélites artificiais, a obtenção de informações sobre a localização geográfica em qualquer lugar da superfície terrestre e em qualquer hora do dia.

 

Bora lá saber? Acompanhe o nosso artigo!

 

• Compartilhe esse artigo no WhatsApp

• Compartilhe esse artigo no Telegram

 

Aqui você encontra: 

 

O que é GPS?

 

A tecnologia tem muitos pontos positivos que vem agregando o dia a dia de todo mundo, não é verdade? O que não é diferente na vida dos caminhoneiros e outros motoristas rodoviários que precisam de aparatos tecnológicos para ter melhor desempenho em suas funções. O GPS é uma das ferramentas mais espetaculares para esse público! 

 

GPS nada mais é do que uma sigla para Global Position System (Sistema de Posicionamento Global, em tradução livre). Basicamente, consiste em um sistema eletrônico que fornece informações via satélite a um aparelho receptor móvel, indicando a posição dele mesmo e tendo as coordenadas terrestres como referência. 

 

O dispositivo é uma mão na roda para os motoristas. É só adicionar o destino que ele traça, de forma automática, o melhor caminho a ser seguido. Além disso, esse tipo de sistema pode ser usado em qualquer condição climática e garante um alto índice de acertos.

 

A tecnologia para veículos de grande porte, como o caminhão, chegou ao país em 2012 e, desde então, vem recebendo melhorias. Atualmente, existem soluções incrementadas e também opções práticas, que cabem na palma da mão, como GPS online, GPS para caminhão no celular e os aplicativos como Google Maps e Wazer.

 

Qual o melhor GPS para caminhão?

 

Como citamos no tópico anterior, vimos que o GPS é um dispositivo encontrado tanto como um aparelho próprio quanto em aplicativos em Android e iOS. Veja nossa duas dicas adquirir o seu GPS para caminhão:

 

1) Funcionalidades: Dependendo do modelo, o GPS pode contar com diferentes comandos e funcionalidades. É importante, antes de tudo, entender quais são as demandas da sua transportadora e do caminhoneiro autônomo para, depois, escolher o seu GPS. Dessa forma, você poderá buscar pelo modelo que possua os comandos que melhor vão atender às demandas do seu motorista.

 

2) Cuidado com o preço: Nada de comprar apenas porque está barato. Observe o custo-benefício do produto e se, de fato, ele atende às necessidades da equipe.

 

Dificuldades com o sinal X qualidade do GPS

 

O GPS é um ótimo aliado para quem vai viajar e quer fazer uma jornada de forma tranquila, o navegador serve para viagens de carro ou outros veículos, orientando motoristas durante o trajeto.

 

Ao utilizar o GPS, é importante checar se ele está atualizado. Como também conferir se o local indicado é o caminho correto.

 

No caso de um GPS próprio, opte por usar um que tenha a opção de baixar o mapa, para que você consiga utilizá-lo na falta de internet. Aplicativos como Waze e Google Maps, por exemplo, já têm a opção de navegar sem usar os dados da internet. Porém, de qualquer forma, é necessário ativar a internet antes de começar o trajeto.

 

Dessa forma, se em algum momento você estiver num local fora da área de cobertura, ainda assim terá acesso ao mapa, isso evitará que a viagem seja interrompida.

 

4 dicas de como otimizar a funcionalidade do GPS

 

Se o seu smartphone estiver com um problema de conexão e precisão, leve a um técnico para que ele verifique se há algum problema e consertá-lo. Mas na conexão, você pode fazer a configuração manualmente. Veja as nossas dicas!

 

1- Selecionar o modo de "Alta precisão": Para ter o melhor sinal possível, você deve ter em conta que o aparelho consumirá um pouco mais de bateria do que o normal. Lembre-se, portanto, de desativar o modo de "Alta precisão" quando não usar o GPS.

 

  • Vá até Configurações > Localização e certifique-se de que os serviços de localização estão ativados;

  • Em seguida, clique em "Modo" e ative a "Alta precisão". Como dito, esse modo consumirá mais bateria, mas irá utilizar todas as redes sem fio disponíveis para obter o melhor sinal.

 

2- Calibrar a bússola: uma das questões que pode afetar a precisão do seu GPS é uma bússola desregulada. Se for o seu caso, isso significa que o dispositivo está recebendo informações de orientação erradas, o que pode causar problemas quando se usam apps de navegação. Felizmente a solução é fácil: basta calibrar a sua bússola. Para isso, baixe um aplicativo como o GPS Status & Toolbox, puxe o menu na lateral esquerda e depois clique em Calibrar a bússola. Depois de girar o aparelho (lentamente) duas vezes ao redor dos seus 3 eixos, clique em OK e a bússola estará calibrada.

 

3- Redefinir os dados do GPS: Algumas vezes o seu dispositivo pode ficar “preso” a certos satélites de GPS, mesmo que não estejam mais ao alcance, e isso pode levar a um sinal fraco ou mesmo inexistente. Uma boa solução é apagar os seus dados do GPS e recomeçar a coleta de informação do zero.  Novamente o aplicativo GPS Status & Toolbox é uma boa ferramenta para a operação. Basta ir a Ferramentas > Gerenciar estado do A-GPS e clicar em Redefinir para resetar os dados, e depois em Baixar para recomeçar a coletar as informações de localização. A desvantagem é que essa solução não é permanente, e talvez seja preciso repetir o processo de tempos em tempos.

 

4- Identificar os satélites de GPS: Com outro aplicativo, o GPS Essentials, você pode identificar os satélites de que o seu dispositivo coleta as informações de localização. Após baixar o aplicativo, clique em Satélites e você verá quantos satélites estão ao alcance do dispositivo e quantos ele realmente usa. Se estiver sem sinal, o app também indica se existe algum problema de software/hardware ou se você está realmente fora do alcance no momento.



A Conectar te ajuda a se manter conectado!

 

A Conectar Telefonia é uma empresa que atua neste ramo de telefonia há 4 anos e está presente em mais de 20 estados. O grande foco da empresa é trabalhar com público específico, para atender o que cada público necessita. Isso permite foco e personalização do atendimento, ou seja, único e exclusivo para cada cliente.

 

Esta semana, a Conectar lançou o Chip Truck, um plano de celular exclusivamente feito para os caminhoneiros. O plano vai funcionar da seguinte forma: operado pela Claro, a mensalidade é de R$ 44,90, com direito a 10 gigas de internet, sem consulta de SPC/SERASA e sem fidelização. Além do mais, os principais aplicativos como Facebook, Instagram, WhatsApp, a rede de jogos on-line Free Fire e aplicativos de GPS como Waze e Google Maps são totalmente ilimitados, ou seja, não serão descontados do plano de internet.

 

Outro fator que deverá ser levado em conta é que a Claro tem a maior velocidade de upload do país, fazendo com que o caminhoneiro possa se manter conectado pelas pistas afora do Brasil. 

 

Você que não quer ficar desconectado pelas rodovias do país, se interessou pelo plano lançado pela Conectar e quer saber mais, você pode acessar o seguinte site:  https://conectartelefonia.com.br/chiptrucklp.

 

Ajuda o portal On Truck enviando este artigo nos grupos de Zap e Facebook!

 

Até mais!

 

Receba as notícias e vagas diárias em nosso Canal no Telegram [CLIQUE AQUI]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários