Segunda, 08 de Agosto de 2022
Artigos Calibragem

Item simples, porém, de extrema importância: a calibragem do seu caminhão!

Aqui você vai saber o porquê que a calibragem faz toda a diferença

19/03/2022 às 11h16 Atualizada em 19/03/2022 às 11h53
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fala, pessoal! Beleza?

 

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Não é de hoje que sabemos da qualidade que estão as pistas desse Brasilzão afora, não é verdade? E como os pneus são os guerreiros que aguentam todo o seu veículo, nós devemos sempre pensar em como está a sua “saúde” para evitar alguns problemas.

 

Então, foi por isso que resolvemos trazer este para vocês. Para te mostrar que calibrar os pneus do seu pesadão é um item de extrema importância!

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

• Compartilhe esse artigo no WhatsApp

• Compartilhe esse artigo no Telegram

 

Aqui você encontra:

 

Pneus: em contato direto com o asfalto

 

Os pneus de caminhão são os grandes guerreiros, não é verdade? Eles estão em contato direto com o asfalto e, por isso, recebem os primeiros impactos. E nós sabemos o quanto as estradas Brasil afora são precárias.

 

É verdade que todas as peças sofrem, mas não há como negar o enorme desgaste a que os pneus são submetidos durante todas as viagens. Por isso, é preciso um pouco mais de atenção e cuidado com esse item essencial.

 

4 riscos de um pneu descalibrado

 

Como você verá, o pequeno tempo dedicado a essa tarefa equivale a toda uma viagem mais segura, econômica e produtiva. Confira!

 

1- Risco de aquaplanagem: um país continental como o nosso, é comum que você saia de um ponto do mapa em que está com sol e pegue chuva durante a viagem. Isso, portanto, faz parte do seu dia a dia na estrada. A aquaplanagem pode intensificar um perigo relevante nessas situações com os pneus do seu veículo. Como há muita água entre o pneu e o asfalto, a baixa calibragem impede que os sulcos existentes exerçam sua função e afastem o líquido, formando uma película de água e desencadeando o temido problema: o caminhão parece voar na pista.

 

2- Desgaste de combustível: os caminhoneiros sabem como o combustível é um fator que influencia em sua rentabilidade. Reduzir esse gasto é uma tarefa que exige estratégia e está relacionada às condições do seu caminhão, especialmente dos pneus. Não mantê-los calibrados já aumenta o consumo do diesel. Portanto, esse é mais um prejuízo enfrentado pelos motoristas que deixam de lado a calibragem!

 

3- Danos aos pneus: os pneus foram pensados para operar em determinadas condições e isso inclui a calibragem indicada pelo fabricante. Na falta de atenção a esse ato, o funcionamento será prejudicado, ficando exposto a danos excessivos. Em outras palavras, o descuido pode render rasgos, furos e até a perda da borracha que cobre o pneu.

 

4- Direção pesada e desconfortável: com o aumento da pressão e do atrito com o solo, manter o veículo na direção correta demanda um esforço maior. Isso significa mais cansaço e estresse durante o trabalho e, claro, um alto risco de acidentes.

 

Calibragem de pneus e manutenção preventiva

 

Primeiro de tudo: verificar a “saúde” dos pneus deve estar nos primeiros tópicos da manutenção preventiva do seu caminhão, hein!

 

Prevenir é sempre uma boa opção quando falamos em cuidados com seu veículo. Quanto mais precavido você for, menores serão seus prejuízos. Essa estratégia garante o aumento da vida útil das peças do caminhão e proporciona economia com substituição de itens e manutenções corretivas.

 

Por isso, calibragem de pneus e manutenção preventiva têm tudo a ver. Incorpore esse procedimento ao seu cotidiano e lembre-se de conferir com atenção o estado e a calibragem dos pneus. Esse é um cuidado simples, mas com resultados expressivos.

 

O momento certo de calibrar os pneus

 

Em geral, o fabricante coloca as orientações sobre a pressão e o momento adequado no manual do proprietário — você já parou para ler esse documento? —. Como muitos não possuem o hábito de realizar essa leitura, acabam agindo da maneira errada.

 

O importante é entender que vários fatores influenciam na frequência de calibragem, dentre elas o número de viagens que você realiza e, claro, as condições das rodovias pela qual circula.

 

O recomendado é que se faça a conferência do nível do ar dos pneus, no mínimo, uma vez por semana. Porém, nada impede que esse cuidado seja tomado antes de cada viagem, não é mesmo?

 

“O seguro morreu de velho” e, com certeza, um cuidado a mais não fará qualquer mal ao seu dia a dia. Por isso, inclua esse hábito em sua checklist para seguir viagem.

 

Conseguiu entender a importância da calibragem de pneus? Ficou demonstrado que esse procedimento é essencial para a segurança, economia e produtividade de suas viagens. Lembre-se de que o caminhão é seu instrumento de trabalho e, por isso, é essencial mantê-lo em bom estado.

 

Ajude o portal On Truck e envie este artigo para mais pessoas interessadas! Mande nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

Receba as notícias e vagas diárias em nosso Canal no Telegram [CLIQUE AQUI]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários