Quarta, 17 de Agosto de 2022
Startup e Inovação Apps Úteis

Conheça 5 aplicativos de carga que conectam empresas e motoristas

Tecnologia permite que companhias se conectem com pessoas físicas em busca de renda e topem fazer entregas de mercadorias

23/03/2022 às 07h41 Atualizada em 23/03/2022 às 17h17
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o avanço da tecnologia, é possível fazer uma infinidade de coisas apenas utilizando um celular que tenha acesso à internet e isso possibilitou que muitas empresas de logística encontrassem motoristas disponíveis para realizar entregas, sendo elas pequenas, médias ou grandes.

 

Para facilitar ainda mais o processo de contato com os motoristas, algumas empresas criaram aplicativos que acabam sendo úteis para ambos os lados, pois aumenta o alcance da oferta e a procura do serviço de frete.

 

• Compartilhe essa notícia no WhatsApp

• Compartilhe essa notícia no Telegram

 

Confira abaixo, alguns apps que conectam empresas a motoristas

 

TruckPad

 

Um aplicativo bem conhecido é o TruckPad, que funciona como um tipo de página de classificados, na qual é possível conferir quais entregas estão disponíveis para serem feitas. Para cada serviço, é mostrada a quilometragem que deverá ser percorrida e o valor do frete. Essas informações permitem que o motorista escolha quais ofertas têm a melhor relação entre valor e distância. A aplicação é muito fácil de ser utilizada e a negociação com as empresas é feita de forma direta.

 

TruckPad conta com mais de 25 mil ofertas de fretes e cargas, além de ser totalmente gratuito e livre de intermediários. O aplicativo permite visualizar as ofertas de cargas mais próximas e o transporte de cargas de outros estados, fazendo com que você consiga frete de volta e tenha um retorno financeiro maior.

 

Ao final da entrega, os motoristas podem fazer uma avaliação sobre a empresa com relação ao pagamento e à credibilidade. O mesmo pode ser feito pelos contratantes que avaliam os motoristas. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.

 

Quero Frete

 

O Quero Frete, além de aplicativo, pode ser utilizado pelo navegador de internet em um computador, além de ter o apoio de startups, como a Startup Brasil, criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Após se cadastrar e fazer uma pequena descrição do veículo, o motorista vai para uma espécie de catálogo, no qual as empresas poderão pesquisar e contratar para fazer os transportes.

 

A empresa poderá ver informações sobre os profissionais interessados em seu serviço, além de receber atualizações sobre o andamento da sua carga durante o transporte. A negociação é feita pelo bate-papo da própria aplicação, na qual ficará armazenada. O pagamento só será feito após a entrega ser concluída da forma combinada. Também está disponível para Android e iOS.

 

CARGOBR Driver

 

Com investimento em inovação e transformação digital, a CARGOBR, empresa de tecnologia que atua no setor logístico e líder em soluções "full-service", conta com o CARGOBR Driver, uma solução tecnológica que permite que motoristas autônomos façam fretes de cargas e produtos para grandes empresas.

 

O aplicativo reúne informações sobre cargas dos clientes CARGOBR disponíveis para movimentação, como, por exemplo, locais de retirada e destino, janela de tempo para retirada e entrega, bem como o valor que cada um irá receber por cada entrega.

 

Por estar integrado ao sistema operacional da CARGOBR, um dos principais diferenciais do aplicativo é o apoio da torre de controle, onde mesmo na rua, o motorista tem uma equipe especializada para ajudar com qualquer dúvida ou dificuldade durante o transporte e entrega da mercadoria.

 

A proposta do CARGOBR Driver é dar mais uma opção de trabalho para os motoristas autônomos, permitindo que eles sejam mais independentes e consigam usar o próprio carro para diferentes utilidades.
 

A operação logística da empresa conta com mais de 5 mil motoristas cadastrados em sua base, que conseguem entregar mais de 3 milhões pacotes por mês. Em funcionamento desde 2020, o aplicativo já soma mais de 11,8 mil downloads e mais de 5 mil cadastros efetivos. Ele já é responsável pela movimentação de cerca de 80% das entregas da CARGOBR. A ferramenta está disponível para download em todo o Brasil, com versões para os sistemas operacionais Android.

 

O cadastro para uso do CARGOBR Driver é simples e totalmente digital e para fazer parte, o motorista deve possuir veículo particular, e ter toda a documentação em dia, inclusive a CNH. Após o cadastro, a CARGOBR faz a avaliação dos documentos e aqueles que estiverem regulares recebem as demandas, previamente roteirizadas, direto no aplicativo.

 

Sontra Cargo

 

Semelhante aos outros aplicativos, o Sontra Cargo age como um intermediário entre os motoristas autônomos e as empresas por meio de seu banco de dados, no qual ambas as partes podem se cadastrar.

 

É preciso apenas informar os dados do veículo e a localidade para fazer uma busca. O aplicativo mostrará, em segundos, todas as cargas disponíveis para o motorista, além de sempre informar por meio de e-mail, SMS e notificações no app sobre novos fretes correspondentes à busca.

 

O aplicativo também fornece informações completas sobre o frete, como distância que deverá ser percorrida, gastos estimados com o combustível pedágio, como uma forma de auxiliar o motorista a decidir se aquele serviço valerá a pena. Os valores de frete e dados para contato ficam visíveis apenas para as partes que já estão interessadas e compatíveis com o serviço.

 

Essa atitude evita que haja telefonemas desnecessários ou que informações pessoais sejam publicadas sem o devido consentimento. O aplicativo foi criado em 2014, sendo totalmente grátis e está disponível para Android e iOS, além de ter integração com o Waze, aplicativo de mapa que auxilia no acompanhamento do local de entrega e do trajeto feito pelo caminhoneiro.

 

FreteBras 

 

Chamado originalmente de Fretenet, nele os motoristas autônomos podem cadastrar seus veículos, enquanto empresas de transporte e embarcadoras pagam uma mensalidade para utilizar a aplicação. A plataforma pode ser acessada pelos caminhoneiros por meio do app disponível para Android e iOS. Os demais só o podem fazer pelo site.
 

Além desse serviço, transportadores recebem auxilio na construção de sites, além da compra de publicidade na página e no aplicativo. Ao acessar o site da FreteBras, você já terá acesso a um mapa, no qual poderá conferir quais são as cargas disponíveis em todos os estados. Há também informações, como o nome da empresa contratante, origem e destino da carga, modelo de veículo etc.

 

Receba as notícias e vagas diárias em nosso Canal no Telegram [CLIQUE AQUI]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários