Sexta, 20 de Maio de 2022
Artigos Fique Por Dentro

Tantos problemas nas estradas… você vai querer saber tudo sobre a Direção Defensiva

Cuidado nunca é demais!

31/03/2022 às 09h40
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fala, pessoal! Beleza?

 

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Buracos, pistas em más condições, precariedade das rodovias, motoristas embriagados ou sob efeito de substâncias entorpecentes, acidentes ocasionais…

 

São tantos os problemas que podem acontecer durante a viagem pelas estradas que é até difícil mensurar, concorda?

 

• Compartilhe esse artigo no WhatsApp

• Compartilhe esse artigo no Telegram

 

E é justamente pensando nisso que resolvemos trazer um tema muito interessante e de extremamente necessário: a Direção Defensiva!

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

Afinal, o que é a direção defensiva?

 

A pergunta de milhões!

 

Para tornar mais fácil a compreensão, podemos dizer que a direção defensiva reúne todas as práticas voltadas para uma condução segura e eficiente.

 

Reduzindo, assim, os riscos de acidentes e diminuindo os impactos de possíveis imprevistos e ocorrências no trânsito. Desse jeito, a intenção é garantir um nível maior de proteção para condutores, passageiros e outros motoristas.

 

4 dicas de Direção Defensiva!

 

A Direção Defensiva exige algumas dicas e boas práticas, como vamos mostrar 4 delas logo abaixo!

 

1- Postura adequada! Isso é fundamental para conduzir o automóvel corretamente. Mantenha as mãos na condução e ficar posicionado em uma altura que ofereça visão completa da via.

 

2- Atenção a velocidade! Também é essencial evitar o excesso de velocidade. Nesse caso, há uma perda de controle sobre o veículo, o que aumenta os riscos de acidentes. Então, o melhor é se manter nos limites permitidos.

 

3- Cuidado com ultrapassagens! Especialmente em rodovias, é comum ver veículos que se ultrapassam. Porém, certos trechos são perigosos, como curvas ou pontos sem acostamento. Procure não fazer a ultrapassagem nesses locais para diminuir os riscos de acidente.

 

4- Foco e concentração! A Direção Defensiva exige, acima de tudo, bastante foco e atenção. Por isso, é preciso ter os olhos na estrada. Trata-se de algo que evitará a ocorrência de acidentes e melhora o seu tempo de reação a imprevistos.

 

Quer consultar os débitos do seu veículo e pagar em até 12X ? CLIQUE AQUI)

 

5 pontos da Direção Defensiva

 

E os 5 pontos essenciais que podemos destacar, são: 

 

1- Motoristas: o adequado comportamento dos motoristas em direção é essencial para a segurança — ele deve estar focado no trânsito, evitar qualquer aspecto de uma condução agressiva, jamais utilizar o celular, consumir álcool, drogas, ou dirigir com sono.

 

2- Veículos:  é importante que conheçam o funcionamento dos veículos e façam manutenções periódicas (preventivas e preditivas) para que todos os componentes estejam em boas condições de uso e funcionando corretamente.

 

3- Conhecimento teórico: os condutores precisam ter conhecimento das regras de trânsito e todas as suas implicações. Assim, sempre obedecendo os limites de velocidade e demais sinalizações.

 

4- Treinamentos para situações de risco: aplicar treinamentos que envolvem teoria integrada com prática simulada com uso de simuladores de direção, capacita e amplia as habilidades dos colaboradores na retenção do conteúdo. Com os cursos práticos aplicados no simulador de direção a retenção do conteúdo aumenta em 90%, essa é uma das melhores formas de obter melhores resultados em treinamento para motorista.

 

5- Condições da via: é necessário sempre se atentar às condições da pista para que a dirigibilidade não seja prejudicada por buracos, elevações ou alterações no pavimento. A atenção com as condições climáticas também são fundamentais. Por exemplo, a chuva, neblina, vento ou fumaça proveniente de queimadas podem alterar a visibilidade do condutor ou alterar a aderência à pista — gerando graves riscos ao condutor.

 

Tipos de Direção Defensiva

 

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva.

 

Na preventiva o motorista pode antecipar riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando. Consciente, trafega de acordo com a realidade apresentada.

 

Já a corretiva, por sua vez, é aquela exigida quando o condutor precisa agir com rapidez para corrigir uma situação de perigo que não pôde ser antecipada. É quando o motorista realiza ações de reparo em situações não previstas por ele. São exemplos de ações a serem tomadas nesse caso: 

 

  • Prestar auxílio a eventuais vítimas;

  • Sinalizar o local;

  • Contatar as autoridades e serviços de assistência médica;

  • Orientar outros motoristas.

 

Observação: o contrário da direção defensiva é a direção agressiva — com ela o motorista coloca a sua vida em risco, assim como a de outras pessoas. A direção agressiva pode apresentar 3 tipos de atenção:

 

  • Atenção fixa: dirigir olhando apenas para um ponto fixo;

  • Atenção dispersiva: não se concentrar na condução;

  • Atenção difusa: focar em paisagens e/ou atividades que não só a direção.

 

Para deixar as coisas mais claras, listamos alguns exemplos de comportamentos de risco ao volante que não podem acontecer quando o foco é direção defensiva:

 

  • Dirigir com sono;

  • Exceder a velocidade limite;

  • Utilizar remédios e/ou substâncias estimulantes;

  • Fazer ultrapassagens perigosas;

  • Usar o celular enquanto dirige;

  • Desrespeitar o período de descanso na jornada de trabalho;

  • Evitando essas condutas, o motorista reduz significativamente a probabilidade de que problemas mais sérios ocorram ou, pelo menos, fazer com que seus efeitos sejam minimizados.

 

Ajude o portal On Truck enviando este artigo para os grupos de Zap e Facebook!

 

Até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários