Quarta, 17 de Agosto de 2022
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Empresas revelam critérios avaliados na hora de contratar caminhoneiros

As empresas não buscam apenas um profissional com anos de experiência no volante. Elas querem verdadeiros operadores logísticos para poder atender a demanda de fretes com economia de combustível, eficiência e segurança

31/03/2022 às 10h16
Por: Redação Fonte: O Carreteiro
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Foto: Divulgação
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Quais os critérios avaliados na hora de contratar caminhoneiros? Conversamos com algumas empresas de transporte que revelaram os principais fatores levados em consideração na hora de contratar um motorista, seja para ser um funcionário ou prestador de serviços. Apesar das exigências terem aumentado ao longo dos anos, experiência, responsabilidade, direção segura e manutenção em dia do caminhão continuam entre os principais itens a serem observados.

 

As empresas não buscam apenas um profissional com anos de experiência no volante. Elas querem verdadeiros operadores logísticos para poder atender a demanda de fretes com economia de combustível, eficiência e segurança. Portanto, seja um motorista autônomo ou empregado o importante é ser um profissional qualificado e responsável.

 

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Braspress: é preciso ter uma boa apresentação pessoal, comunicação, conhecimento de mecânica, legislação de trânsito, direção defensiva, econômica e segura

 

“Para ser selecionado para uma boa oportunidade de emprego, o motorista precisa ter experiência em viagens ou coletas e entregas, preferencialmente não pode ter histórico de acidente, ter comportamento adequado de seguir regras e procedimentos, respeitar as regras e legislações de trânsito. Além de conhecer de mecânica e ter cuidado com os veículos como manutenções preventivas”, afirmou a Gerente Nacional de Recursos Humanos da Braspress, Sarita Almeida.

 

Em relação ao perfil do caminhoneiro, Sarita explica que para o motorista se destacar nos processos seletivos é preciso ter uma boa apresentação pessoal, comunicação, conhecimento de mecânica, legislação de trânsito, direção defensiva e econômica. E reforça, ainda, a importância de um comportamento seguidor de regras e obediência às regras de trânsito.

 

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Mas, Sarita faz questão de ressaltar que o motorista deve realmente se preparar para poder atender as necessidades do mercado e como consequência ter sucesso na profissão. “O motorista profissional primeiramente precisa ter sua CNH atualizada, conforme categoria de profissão e com poucos pontos na sua CNH. Além disso, deve realizar cursos extracurriculares relacionados a direção segura e defensiva e legislação de trânsito. Outro ponto é ser cauteloso e dirigir de forma segura de forma a não gerar acidentes e multas de trânsito”, finalizou.

 

Fretebras: o perfil do caminhoneiro que tem maiores chances de ser encontrado são os que queles que demonstram menos riscos de fraudes e uma entrega rápida e efetiva

 

O diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad, com base nos transportadores, embarcadores e motoristas cadastrados na sua plataforma de fretes que conecta cargas e veículos, fez algumas observações em relação as exigências do mercado no momento de selecionar um caminhoneiro. O primeiro item observado é o histórico do caminhoneiro com a carga e o tipo de frete, seguido pelo conhecimento da rota, pontualidade, idade e manutenção do caminhão e histórico do motorista e do veículo.

 

“Um caminhoneiro que tem experiência e conhece bem uma rota dificilmente tem chances de errar e atrasar. Outro ponto é observar se o nome dele é limpo, se não tem se não tem antecedentes criminais, se as documentações de ambos estão em dia, etc. Aqui também conta o relacionamento do motorista com a transportadora, já que entregas bem realizadas geram mais confiança para o fechamento de um frete futuro e até indicações para outras empresas”, explicou.

 

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No caso da plataforma da FreteBras o perfil do caminhoneiro que tem maiores chances de ser encontrado são os que queles que demonstram menos riscos de fraudes e uma entrega rápida e efetiva. Outro ponto, conforme explica Hacad, é que os caminhoneiros de mais destaque são aqueles que sabem bem negociar o frete (veja abaixo algumas dicas).

 

“Isso mostra propriedade por parte do caminhoneiro de não aceitar “qualquer preço de frete” e evidencia que ele conhece bem o produto e a rota que vai fazer, pois para negociar bem, é necessário ter argumentos sobre os custos, tempo e segurança da viagem proposta. Mais uma vez, isso traz confiança para a empresa e mostra transparência do motorista para fechar o frete”, alertou.

 

Na opinião de Hacad atualmente é muito importante que os caminhoneiros seja mais digitais e optem por plataformas de digitalização dos fretes.  Ele explica que muitos não sabem ou não utilizam, por exemplo, a pesquisa no google sobre local de carregamento da carga para ter certeza se o local é confiável e não ter risco de fraude quando chegar lá. Outros ainda estão muito ligados no impresso e no papel, não tendo o recurso da sua CNH Digital, por exemplo, como alternativa caso ocorra perdas de documentos. “Tem aqueles  que ainda estão muito ligados a contas em bancos tradicionais e não têm os benefícios de uma conta digital, coma a da FreteBras, onde o caminhoneiro tem o seu saldo do frete garantido e ainda consegue ter 10% de cashback no diesel ao abastecer, entre outras vantagens exclusivas do trecho que os tradicionais não têm”, detalhou.

 

Dicas Fretebras: caminhoneiros devem negociar melhor o frete

 

O caminhoneiro precisa saber de fato quanto custa um frete para ele, levando em consideração outros custos além do diesel, como manutenção do caminhão (imprevistos acontecem), alimentação, pedágios, impostos, depreciação de bens, custo de capital, etc, para conseguir mensurar seu lucro desejado.

 

A FreteBras disponibiliza no mercado a Calculadora de Custos: ferramenta, gratuita e on-line para todo o setor, que permite ao caminhoneiro informar alguns poucos dados como valor do caminhão, quantidade de viagens que realiza por mês, quilometragem da viagem, preço do diesel no dia, entre outros, para devolver o custo total que terá para cada frete.

 

Motoristas também devem aprender a dizer não! Recusar fretes que não cobrem os custos também é uma forma melhorar os valores de todos os fretes. As cargas precisam ser transportadas, em caminhões, de uma forma ou outra. Se o valor ofertado for muito baixo, e se nenhum motorista aceitar aquele frete, o único jeito vai ser o dono da carga subir o valor ofertado.

 

RTE Rodonaves: é preciso ter comprometimento, responsabilidade com as regras da organização e as tarefas designadas, cumprindo prazos, legislação e exigências de acordo com o que é transportado.

 

O fundador e presidente do Grupo Rodonaves, João Naves, explica que na RTE Rodonaves além das habilidades técnicas, que garantem que o motorista zele por sua própria integridade física e dos demais, e pelas mercadorias que transporta, o profissional precisa comprovar que domina conhecimentos como direção defensiva e legislação do trânsito. 

 

Naves ressalta o fato dos veículos estarem cada vez mais modernos e, por esse motivo, as transportadoras investem continuamente em tecnologias. “Por isso, os candidatos precisam saber operar recursos e carros mais avançados, com duas caixas de câmbio, rastreador, monitoramento via GPS, roteirizadores, entre outros. Aqui na Rodonaves investimos no treinamento dos motoristas (confira a baixo a lista dos  treinamentos oferecidos) para melhor capacitação e eficiência no transporte”.

 

contratar caminhoneiros

 

Em relação ao perfil do caminhoneiro, Naves explica que além das exigências legais a empresa prioriza o comprometimento, responsabilidade com as regras da organização e as tarefas designadas, cumprindo prazos, legislação e exigências de acordo com o que é transportado. A assiduidade é também parte do compromisso assumido com a empresa e ter disponibilidade de horário conta ponto na hora da contratação, já que escalas diversificadas, com trajetos curtos, médios ou longos, em dias variados da semana, são comuns neste mercado.

 

“Gostar do que faz é fundamental. Afinal o dia a dia do motorista tem desafios como qualquer outra profissão e por isso é importante que ele esteja preparado fisicamente, descansado e bem de saúde, além de consciente da responsabilidade de dirigir com segurança, preservando sua vida e de todos que estão a sua volta”, finalizou. 

 

Confira curso disponibilizado pela RTE Rodonaves

 

Ser apenas habilitado não garante uma vaga de motorista de caminhão. É preciso ser um profissional atualizado e capaz de garantir para a empresa resultados qualitativos e quantitativos efetivos, contínuos e duradouros. É essencial também, dirigir com segurança, produtividade e eficiência operacional.

 

Visando contribuir com a qualificação dos motoristas profissionais, a RTE Rodonaves criou um programa que investe na formação da categoria, com objetivo de formar novos motoristas e contribuir com pessoas que tem como meta a realização do sonho de dirigir profissionalmente um caminhão de qualquer porte.

 

O Programa Tração – Escola de Motoristas dá a oportunidade para colaboradores de qualquer área que queiram atuar como motorista profissional.

 

A dinâmica do programa funciona da seguinte forma: os aprovados participam de um treinamento durante uma semana completa, com os instrutores de motorista, para aprenderem algumas técnicas de direção. O treinamento é 20% teórico e 80% prático, pois é importante que o colaborador pratique antes de assumir a posição de motorista na empresa. Os profissionais que fazem o processo de Formação de Motorista, conforme disponibilidade de vagas, iniciam como motorista de coleta e entrega, linha ou manobra.

 

O programa é aberto a todos os colaboradores de todas as unidades próprias e Centros de Transferência de Cargas (CTCs) que atendam os pré requisitos do programa, e a viabilidade de realização varia de acordo com a demanda.

 

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