Quarta, 25 de Maio de 2022
Artigos De olho na Dica

Saiba o que fazer quando estiver chovendo nas estradas!

Muitas vezes, não dá para esperar a chuva passar e é preciso seguir com a viagem. Leia este artigo e saiba o que fazer

01/04/2022 às 11h29 Atualizada em 01/04/2022 às 11h49
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fala, pessoal! Beleza?

 

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

O Brasil tem níveis altos de mortes no trânsito. Tempos chuvosos contribuem — e muito — para acidentes.

 

Saber sobre isso pode te ajudar a ficar atento nas estradas. Para que você saiba mais a respeito, nós do portal On Truck preparamos este artigo!

 

• Compartilhe esse artigo no WhatsApp

• Compartilhe esse artigo no Telegram

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

Os perigos ao dirigir na chuva

 

Imagina quando cai um temporal enquanto você está na estrada… isso já deve ter acontecido com você, não é verdade?

 

Também você sabe que nem sempre é possível parar por um tempo e esperar a chuva passar para continuar a viagem. Exceto, claro, em casos absolutamente extremos.

 

Portanto, lidar com chuvas fortes acabou se tornando um desafio constante enfrentado por muitos caminhoneiros no Brasil. Como não é novidade para ninguém, os dias chuvosos aumentam significativamente a dificuldade de condução, afetando o desempenho do trabalho: a visibilidade e a eficiência do controle do caminhão ficam comprometidas. 

 

Uma estrada molhada muda a percepção do motorista da estrada e também abala a eficiência de frenagem. Portanto, o ambiente chuvoso requer atenção especial, pois o motorista deve compensar o sistema de frenagem e direção.

 

É aí que a tecnologia costuma ser útil, quando o veículo contém sensores que tornam a direção mais segura em todas as situações. Outro importante questão nesse momento delicado é a direção defensiva e saber dirigir em condições adversas.

 

Dicas e cuidados para dirigir caminhão na chuva

 

Assegure uma boa manutenção do caminhão!

 

A manutenção do veículo deve estar sempre atualizada para você poder viajar sempre com segurança. Em dias chuvosos, manter o caminhão revisado é ainda mais importante. Isso pode evitar muitas coisas inesperadas. 

 

Um dos pontos a considerar é que o processo de frenagem é o mais complicado devido à presença de água na pista, por isso o sistema de frenagem deve ser atualizado para garantir a segurança ao dirigir em pista molhada. Também não podemos esquecer que, em dias de chuva, é muito comum o embaçamento dos vidros dos carros, o que prejudica a visibilidade do motorista.

 

Para resolver este problema, o sistema de circulação de ar e o aspirador devem funcionar corretamente, por isso, para garantir a sua segurança.

 

E precisamos falar sobre os pneus!

 

Como o risco de derrapagem e aquaplanagem é iminente, a importância do bom estado dos pneus é vital em dias de chuva. 

 

Quando um pneu de carro perde o contato direto com o asfalto devido a uma camada de água, ocorre a aquaplanagem, que faz com que o veículo derrape. 

 

Para evitar esta situação, é importante verificar o estado do pneu e o nível da banda de rodagem. Idealmente, eles não devem ser menores que 1,6 mm. Também é recomendável verificar o estado dos pneus regularmente.

 

Não perca mais tempo se perdendo na estrada. (CLIQUE AQUI)

 

O que fazer com a aquaplanagem na pista?

 

A primeira coisa a fazer é tirar o pé do acelerador. Não freie! Pois, senão, o veículo vai escorregar. Coloque firmemente as mãos no volante e mantenha o veículo na pista em linha reta. Após o término da aquaplanagem, reduza a velocidade freando gradualmente.

 

Evite os movimentos bruscos!

 

Dirigir na chuva requer atenção e baixa velocidade. A frenagem repentina ou uma saída repentina da rota pode causar derrapagem devido a superfícies escorregadias da estrada. 

 

Como já explicamos, a formação de uma camada de água no asfalto pode causar aquaplanagem. Este efeito é intensificado pela alta velocidade e requer habilidade para contornar.

 

Ar-condicionado ligado é um ótimo aliado!

 

O vidro embaçado deixa restrita a sua visibilidade. Ligue o ar-condicionado no modo quente, voltado para o para-brisa.

 

Outra forma eficaz é deixar uma brecha na janela. A entrada de ar externo circula na cabine, equilibrando a temperatura e a precipitação entre o interno e o externo, desembaçando o parabrisa.

 

A distância segura dos demais veículos!

 

Manter uma distância maior de condução de outros veículos permite que você tenha mais tempo para reagir em caso de acidente. Além disso, é recomendável evitar ultrapassagens, para mais uma vez contribuir para a segurança de todos na estrada.

 

Deixe o farol baixo!

 

Conforme o artigo 40 da Lei de Trânsito, os faróis baixos devem ser utilizados durante a condução em rodovias à noite e durante o dia. E há uma razão para isso: esse tipo de luz pode efetivamente garantir uma boa visibilidade das faixas e elementos da cena (como placas, veículos, pedestres, etc.).

 

Trafegue devagar

 

Quanto maior a velocidade, maior o risco de acidente. Este lema se aplica a estradas secas e molhadas, mas o abuso do acelerador se torna mais sério quando chove.

 

Em primeiro lugar, não subestime as primeiras gotas de chuva. Embora eles ainda não possam formar uma camada de água perigosa que pode causar aquaplanagem, o solo é muito escorregadio quando em contato com a sujeira do asfalto. Quanto mais rápido você for, menor será o seu tempo de reação.

 

Ajude o portal On Truck espalhando este artigo para os grupos de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários