Quarta, 25 de Maio de 2022
Meio Ambiente Certificada

Santos Brasil zera pegada de carbono nas unidades de São Paulo

Companhia adquire certificados I-REC, que asseguram que 100% da energia usada nas suas operações vem de fontes limpas

04/04/2022 às 12h03
Por: Redação Fonte: Santos Brasil
Compartilhe:
Santos Brasil zera pegada de carbono nas unidades de São Paulo

A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, realizou a compra de certificados I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que asseguram que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia dentro do Estado de São Paulo é proveniente de fontes renováveis, ou seja, limpa.

 

A iniciativa zera as emissões de CO2 de Escopo II, geradas a partir do consumo de energia de fonte convencional, nas unidades da Baixada Santista (Tecon Santos, Terminal de Veículos, Terminais Logísticos Saboó I e II, Clias Santos e Guarujá), São Paulo e São Bernardo do Campo (dois Centros de Distribuição) e reforça o compromisso da Santos Brasil com a preservação do meio ambiente e redução de emissão de gases de efeito estufa.

 

• Compartilhe essa notícia no WhatsApp

• Compartilhe essa notícia no Telegram

 

A companhia adquiriu RECs suficientes para o consumo de mHw no período de 2021 e 2022. As unidades em Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) serão contempladas até o fim de 2022, fazendo com que a Santos Brasil passe a utilizar energia limpa em todas as suas operações no País.

 

O International REC Standard é um sistema global que possibilita uma certificação auditada e segura, zerando emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia, identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. É o meio mais confiável para comprovar e rastrear o consumo de energia proveniente de fontes renováveis, seguindo rigorosos padrões internacionais.

 

No Brasil, o Instituto Totum é o órgão emissor local representante do I-REC Standard. Mundialmente, o The International REC Standard garante a procedência e o rastreamento de cada REC emitido.

 

A política de sustentabilidade da Santos Brasil está alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é direcionada a quatro questões-chave: saúde e segurança; transparência e práticas anticorrupção; emissões de CO2, água e resíduos; além de desenvolvimento humano.

 

Na frente ambiental, as metas para 2024 preveem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Elas foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto das operações da Companhia no meio ambiente.

 

De acordo com Béatrice de Toledo Dupuy, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, a atenção às questões ambientais e sociais é um compromisso da Santos Brasil. "A busca por soluções inovadoras e sustentáveis é uma constante.

 

Essa certificação é mais uma mostra do alinhamento à agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e de como a Companhia tem engajado cada vez mais todo o seu time na estratégia de crescimento com ações responsáveis, transparentes e que contribuam de maneira positiva com o meio ambiente e a comunidade", diz.
 

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.
 

 

Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

 

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quarto ano consecutivo. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários