Domingo, 29 de Maio de 2022
Startup e Inovação Inovação

Tecnologia permite locação de automóveis sem a burocracia de papeladas das tradicionais agências

Realizar todo o processo de aluguel de carro pelo smartphone, desde o cadastro até a abertura e fechamento do veículo, já é realidade

20/04/2022 às 10h12
Por: Redação Fonte: Turbi
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A cada dia que passa, a tecnologia está mais inserida no dia a dia das pessoas, seja como solução para assuntos relacionados à saúde, educação, alimentação, mobilidade urbana, entre outros. Uma das mudanças de paradigmas que a tecnologia vem permitindo está, inclusive, na hora de alugar um carro para se locomover na cidade. A Turbi, empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, criou um modelo de negócio que realiza todo o processo de aluguel, desde o cadastro até a abertura e fechamento do carro, pelo smartphone do usuário.

  

• Compartilhe essa notícia no WhatsApp

• Compartilhe essa notícia no Telegram

 

O time de tecnologia da tech utiliza diversos conceitos atuais de programação e desenvolvimento de produtos para facilitar e conduzir o processo de reserva de viagem dos clientes de forma totalmente integrada com o aplicativo de smartphone da Turbi. “A arquitetura de microsserviços e servidores em nuvem possibilita obter dados, em tempo real, das ações no carro, ou enviar comandos remotamente. Eventos são disparados para uma central do IoT (Internet das Coisas) e sabemos de tudo o que acontece com nossos veículos, como cada vez que a porta é aberta, quando o motor é ligado ou quando há alguma alteração nas informações de telemetria, como localização, consumo de combustível, velocidade, RPM e bateria”, comenta André Furlan, CIO da Turbi.

 

O usuário pode controlar as ações no carro através da conexão Bluetooth, ou por comandos que são enviados pelos servidores e recebidos por conectividade GPRS. Sendo assim, o carro fica sempre disponível para controle remoto, mesmo que em área de pouca cobertura da rede de telecomunicações, como em estacionamento em subsolo. “Hoje, conseguimos criar um produto que se utiliza de múltiplas tecnologias de comunicação e linguagens de programação para o processamento de milhares de dados em nuvem em tempo real, facilitando que o usuário possa ter o serviço de liberação de carro por reconhecimento facial, por exemplo, em qualquer lugar que ele estiver e mesmo com sinal limitado”, reforça Furlan.

 

Uma estrada tecnológica longa e bem sinalizada

 

Os microsserviços empregados na empresa adotam a linguagem Golang, uma referência para processamento de dados e performance, para que os carros continuem enviando e recebendo alto fluxo de informações, garantindo desempenho e consistência de milhões de eventos por dia para cada carro, que permitem monitorar a frota e diagnosticar riscos e falhas. “Os dados gerados são distribuídos e persistidos em diferentes tipos de bancos de dados, dependendo de sua posterior necessidade de acesso, tornando os serviços escalonáveis e gerenciáveis por meio das plataformas integradas e sistemas de gerenciamento de conteúdo”, explica o CIO.

 

Na Turbi, é possível alugar um carro por hora, dias ou meses. Já que a locadora realiza todos os processos pelo app e não depende de horário de funcionamento fixo, os pontos de retirada e devolução funcionam 24h por dia, permitindo que o usuário possa alugar e devolver a qualquer momento.

 

Segundo o CEO da Turbi, Diego Lira, devido o processo ser 100% digital, a empresa consegue desburocratizar as atividades em uma velocidade maior que as locadoras tradicionais. “A nossa intenção é diminuir ou excluir os processos burocráticos das locadoras tradicionais, como as filas, a papelada, ter que devolver o carro com o tanque cheio, dentre outras coisas. Além disso, a experiência de abrir e fechar o carro pelo aplicativo é algo que atrai muitos usuários ao serviço”, acrescenta Lira.

 

Caso o usuário precise ficar com o carro por mais tempo do que o previsto no início da locação, não há nenhuma multa, ele apenas pagará pelo valor das horas adicionais que ficar com o carro. “Também podemos dizer que a capilaridade também é um grande diferencial nosso, já que temos mais de 1.500 pontos de retirada em São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, fazendo com que tenham carros disponíveis muito mais próximos dos usuários”, finaliza o CEO.

 

Sobre a Turbi

 

A Turbi é uma empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, que surgiu com o objetivo de facilitar e desburocratizar todo o processo de aluguel de carro, mudando o conceito que os usuários possuem com as locadoras tradicionais. Presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, todos os estacionamentos com Turbi funcionam 24h por dia, durante os 7 dias da semana, assim é possível que o usuário alugue ou devolva o veículo a qualquer hora do dia.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários