Terça, 24 de Maio de 2022
Artigos Fique Atento

A CNH vencida não é uma informação que deva ser deixado para depois

A violação da data estipulada para o vencimento está passível a penalidades

21/04/2022 às 11h05
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fala, pessoal! Beleza?

 

A nossa carteira de habilitação, muitas vezes, é um documento que deixamos ali na carteira ou em um canto sempre perto para caso precisarmos em alguma eventualidade.

 

Às vezes até esquecemos de verificar a validade deste importante documento.

 

E foi pensando nisso que decidimos preparar este conteúdo para você!

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

• Compartilhe esse artigo no WhatsApp

• Compartilhe esse artigo no Telegram

 

Aqui você encontra:

 

A importância de estar atento ao vencimento da CNH

 

Não é segredo para ninguém que andar com a CNH vencida causa vários problemas, desde penalidades a transtornos com a lei.

 

Por este motivo (e muitos outros) que apesar dos eventuais deslizes e mal entendidos, é de suma importância estar atento ao vencimento da CNH. 

 

E reforçando: a violação da data estipulada para o vencimento está passível a penalidades, e é sempre indicado evitar inconvenientes.

 

Entendido isso?

 

Vamos continuar com o nosso artigo!

 

Passo a passo para descobrir se sua CNH está vencida

 

Veja abaixo no nosso passo a passo como saber se a sua CNH está vencida!

 

- Primeiramente, tenha sua carteira de habilitação em mãos. 

- Em seguida, confira o lado onde consta a sua foto de identificação. 

- Na parte inferior, você encontrará o campo chamado “validade”. Ele se encontra entre a data da sua primeira habilitação e o número de registro.

 

Uma vez feito isso, certifique-se de que a data esteja dentro do período de validade estipulado. Do contrário, sua CNH estará vencida. 

 

Se a expiração da data é recente, fique tranquilo. É previsto pela lei um período de tolerância para a conclusão do processo de renovação da CNH.

 

Renovação da CNH vencida: como é o regulamento

 

Antes de listarmos os documentos exigidos para renovar sua CNH, é indispensável compreender como funciona o processo.

 

Em primeiro lugar, como observado, há um prazo de validade para a Carteira Nacional de Habilitação. Em média, esse período expira a cada cinco anos de CNH do motorista.

 

Contudo, para condutores acima de sessenta e cinco anos, o prazo de vencimento diminui para três anos. Casos especiais também sofrem alterações, em atenção a determinados quadros psicológicos ou médicos.

 

Uma vez vencida, você pode se dirigir a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre trinta dias antes de vencer e trinta dias após vencer.

 

Se não puder comparecer na data, não há implicações ou penalidades.

 

Em linhas gerais, é possível fazer a renovação meses após o vencimento. Afinal, não existe lei que estabeleça prazo máximo para renovar, a despeito das fake news que circulam pela internet. Você não perderá a carteira ou passará por qualquer cassação se não renovar o CNH imediatamente.

 

No entanto, você estará impedido de dirigir durante todo o período antecessor a renovação do documento. Nesse caso, se você assumir a direção de qualquer veículo antes da renovação, estará cometendo uma irregularidade. Isto é, estará suscetível a sofrer punições por ela, uma vez que for flagrado por agentes de trânsito.

 

Enfim, como renovar a CNH vencida

 

Agora que você já entendeu o funcionamento, deve estar se perguntando como renovar a CNH vencida. Afinal de contas, qual a documentação necessária para renová-la?

 

O processo não é muito extenso. Todavia, se você não separar os documentos corretos, perderá tempo com um procedimento à primeira vista simples. Em alguns estados do país, a renovação ainda pode ser feita pela internet, otimizando ainda mais o processo

 

Todo processo inicia a partir da sua organização. Ou seja, é necessário que tenha em mãos a documentação para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação.

 

O passo seguinte consiste no comparecimento ao CFC (Centro de Formação de Condutores) ou a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ao comparecer a qualquer um dos postos, será necessário portar seus documentos.

 

Dessa maneira, um guia de pagamento de taxa será gerado para renovação da CNH e devidamente recebido pelo Detran do seu respectivo estado. O guia de pagamento é emitido no Centro de Formação de Condutores. Isto é, a mesma unidade a qual poderá comparecer para a renovação.

 

Após o recolhimento da emissão, você precisará efetuar o pagamento da guia em algum banco conveniado. É importante fazer a consulta do local, uma vez que ele se altera de estado a estado.

 

Renovado o pagamento, a etapa seguinte compreendeu a realização de exames psicológicos e médicos. Tais exames são obrigatórios e indispensáveis quando falamos de como renovar a CNH vencida.

 

Para tanto, fique atento à rápida quitação da taxa. Afinal, após a confirmação do pagamento pelo Detran, os exames poderão ser imediatamente agendados e realizados.

 

Se você tiver pressa para a renovação da CNH, procure por bancos convenientes que confirmem a transação no mesmo dia.

 

Os exames que são solicitados para renovar a carteira

 

Como destacado anteriormente, após quitada a sua taxa de renovação, a próxima etapa parte para o agendamento dos exames. Eles configuram uma exigência inegociável para a renovação da CNH.

 

O primeiro dos exames consiste no exame de aptidão tanto física quanto mental, conhecido popularmente como exame médico. O exame médico é realizado pelo próprio Centro de Formação de Condutores, o CFC, ou em qualquer posto avançado de sua escolha.

 

No mesmo local, é realizada a avaliação psicológica no motorista, caso ela se prove necessária em determinados casos. Por exemplo, se você pretende exercer uma atividade remunerada no volante, será exigida a avaliação psicológica.

 

Além disso, caso o condutor tenha sido considerado apto com restrições na última renovação, a próxima exigirá avaliação psicológica obrigatória.

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários