Sábado, 21 de Maio de 2022
Artigos Saiba mais

Clique aqui para saber sobre a melhor carroceria para a largura do seu caminhão

Além disso, te mostramos 17 tipos de carroceria!

04/05/2022 às 10h52 Atualizada em 04/05/2022 às 11h04
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Se você é um profissional das estradas deve saber a importância que a carroceria tem para o melhor transporte rodoviário.

 

E foi pensando nisso que nós fizemos este conteúdo! Para você saber qual é a melhor carroceria para a largura do seu caminhão!

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

Vamos entender o que é uma carroceria

 

Aqui, nós começaremos definindo a carroceria de duas formas:

 

  • A primeira, como uma estrutura que sustenta o veículo. Exemplo disso é no caso dos carros populares;

  • Ou um tipo de trailer que é usado para transportar cargas, como nos caminhões.

 

Porém, existem inúmeros tipos de carrocerias e cada um é fabricado para cumprir uma função diferente.

 

Alguns modelos servem para transportar cargas mais leves e de menor volume. Mas, também existem modelos revestidos com fibra de carbono, alumínio e titânio, ideais para cargas mais pesadas e volumosas.

 

O tipo da carroceria influencia diretamente na leveza e facilidade de manuseio do veículo. Portanto, é fundamental saber escolher a carroceria adequada para garantir a segurança do motorista.

 

Importância do transporte de cargas

 

Da mesma forma que existem caminhões para diferentes tipos de cargas, por outro, há modelos de carrocerias distintas para cada finalidade. 

 

O frete de alimentos, remédios e mercadorias perecíveis necessitam de uma logística específica para que cheguem ao destino intactos. Para isso, é preciso considerar as características do veículo utilizado no transporte.

 

Itens sensíveis às ações externas exigem um sistema de refrigeração mais sofisticado; algo que significa mais investimentos por parte da empresa contratante do serviço de frete. 

 

A mesma lógica se aplica a outros tipos de cargas especiais, como carros, combustíveis, cana-de-açúcar, animais vivos e outros. 

 

Você pôde ter percebido até aqui que escolher o veículo correto para o transporte fará toda a diferença na execução do trabalho.

 

Carroceria de qualidade

 

Afinal de contas: entender que a carroceria é onde as mercadorias serão transportadas e, portanto, devem estar bem adaptadas a cada tipo de insumo, é essencial para quem atua no transporte rodoviário.

 

Concorda?

 

Assim, você precisa aprender a selecionar uma carroceria com excelência no transporte e manuseio das mercadorias. Só assim será capaz de atender com agilidade e eficiência qualquer exigência de seus clientes.

 

O tamanho da carroceria

 

Para comprar uma carroceria da largura adequada para o seu caminhão, é necessário ficar atento a um detalhe: o tamanho em comparação ao do veículo. Os fabricantes geralmente estipulam um valor máximo de largura, altura e comprimento que os veículos podem transportar.

 

Utilizar um tipo de carroceria muito grande ou muito pequeno pode comprometer não só a carga transportada, mas também a segurança do motorista e das demais pessoas que estiverem no trânsito.

 

 

Confira agora algumas das medidas estipuladas (em média) para os tipos de caminhões e veículos de carga utilizadas atualmente:

 

 

As carrocerias também podem ser feitas de diferentes materiais. Elas têm alterações quanto a sua durabilidade, resistência a mudanças climáticas, peso e outros detalhes.

 

Leve em consideração a região na qual você atua e o tipo de carga transportada para escolher o material mais indicado. São eles:

 

  • Madeira: foi um dos primeiros materiais a serem utilizados na carroceria de carros de carga, principalmente como assoalho. Atualmente ela vem caindo em desuso, pois, além de ter uma menor durabilidade em relação a outros materiais e não resistir tão bem à chuva ou outros tipos de mudanças climáticas, acaba interferindo em questões relacionadas ao meio ambiente, devido à extração de madeira;

  • Aço: primeiro substituto da madeira na construção de carrocerias, esse material tem maior durabilidade e resistência. Entretanto, não agrada a todos os caminhoneiros devido ao seu elevado peso;

  • Alumínio: bastante utilizado atualmente, tem níveis de durabilidade ainda maiores que os do aço, além de ser muito mais leve. Com essas qualidades, ele ainda garante maior segurança para todos os envolvidos no processo de transporte de carga e menor custo de manutenção.

 

17 tipos de carrocerias!

 

Depois de compreender a largura de caminhão, carroceria e modelo ideal para seu veículo, chegou o momento de conhecer o tamanho e o material ideal para a carroceria do seu veículo, é hora de conhecer os tipos de carrocerias existentes no mercado e os tipos de carga indicados para cada uma delas.

 

1- Grade Baixa: esse é um modelo de carroceria aberta, ou seja, não há nenhum tipo de construção que feche a carroceria por completo. A grade baixa é comumente utilizada em caminhões estilo Toco, Truck e Carretas. Ele é muito indicado para o transporte de cargas secas, encaixotadas ou paletizadas, como chapas de aço e madeira, engradados, peças, tambores etc. Além disso, tem mais facilidade para a carga e descarga dos materiais.

 

2- Grade Alta: carroceria parecida com o modelo anterior, porém com as grades laterais com maior altura. Podem ser usadas em Trucks e Carretas e são frequentemente utilizadas para o transporte de cereais, como milho, soja, feijão, arroz e outros. Mercadorias encaixotadas, sacarias e materiais similares podem ser transportados com mais segurança.

 

3- Prancha: são usadas em Carretas e não têm nenhum tipo de grade nas laterais. Elas são usadas para o transporte de máquinas pesadas ou materiais indivisíveis e grandes, como carros ou outros tipos de máquinas pesadas.

 

4- Plataforma: bastante parecida com a prancha, esse tipo de carroceria é comumente utilizado, em veículos Tocos ou Trucks, para o transporte e socorro de outros veículos, como carros acidentados ou que precisam ser levados para uma concessionária.

 

5- Porta Container: utilizado em Trucks e Carretas para o transporte de contêineres, devido aos seus encaixes próprios para a fixação da carga, o que traz uma maior segurança para o cliente, motorista e demais pessoas no trânsito.

 

6- Baú: o baú é um tipo de carroceria fechada e pode ser utilizado na maioria dos veículos de carga. Ele é utilizado no transporte de sacos, embalagens, caixas etc. Sua cobertura ajuda na proteção dos materiais contra o sol, a chuva ou impactos que podem prejudicar sua qualidade.

 

7- Baú frigorifico/refrigerado: semelhante ao modelo anterior, porém esse conta com um sistema de resfriamento em seu interior, permitindo, assim, o transporte de cargas que podem estragar em contato constante com o sol, como as carnes, por exemplo. Contudo, o baú frigorífico e o refrigerado têm diferenças. O primeiro modelo consegue atingir temperaturas de até -20°C e é utilizado no transporte de frios, como carne de boi, frango, peixe etc. O segundo módulo alcança temperaturas menores (até -10°C) e transporta uma maior quantidade de produtos, principalmente do ramo alimentício e remédios.

 

8- Sider: pode ser utilizado em uma vasta gama de caminhões e sua principal finalidade é no transporte de cargas volumosas, pois sua abertura, localizada nas laterais, facilita a carga e descarga deles. Também é requerida por clientes que utilizam empilhadeiras para o retiro dos materiais.

 

9- Cegonha: perfeita para o transporte de carros, especialmente os de passeio. Essa carroceria é frequentemente utilizada em veículos longos e é fabricada a partir de uma estrutura de metal para suportar o peso das cargas.

 

10- Munck: esse tipo de carroceria é ideal para transportar máquinas pesadas. Tem um gancho desenvolvido especialmente para levantar máquinas e peças grandes. Nesse sentido, é muito usada em ocasiões que pedem o transporte suspenso de máquinas, seja por pequenas ou longas distâncias.

 

11- Silo: esse modelo de carroceria foi projetado para fazer a descarga via pressurização. Por isso, é usada no transporte de areia, talco, farinhas e outros grãos pequenos.

 

12- Caçamba Basculante: a caçamba basculante é utilizada no transporte de areia, brita e outros minerais. Sua descarga é feita por meio de basculamento, no qual a carroceria se inclina em até 46 graus.

 

13- Canavieira: esse tipo de carroceria é utilizado principalmente no transporte seguro da cana-de-açúcar, pois é fechada nas laterais e conta com uma abertura superior, facilitando o carregamento e descarregamento desse produto por meio de máquinas especializadas.

 

14- Florestal: estrutura utilizada no transporte de toras de madeira. Tem grades apenas na parte da frente e atrás, além de contar com suportes para a amarração da carga.

 

15- Tanque: desenvolvida para transportar combustíveis líquidos, como etanol, óleo diesel e gasolina. Por isso, há uma legislação própria para sua utilização e circulação; portanto, a fiscalização é acirrada. Além disso, o tanque conta com um compartimento específico para o transporte de líquidos inflamáveis.

 

16- Boiadeira: esse tipo de carroceria é adequada para fazer o transporte de bovinos vivos e outros animais de grande porte, como cavalos ou porcos. Mesmo sendo uma carroceria fechada, apresenta diversas frestas que permitem a entrada e circulação de ar. Normalmente, esse modelo é confeccionado em madeira, alumínio ou aço, mas pode ser adaptado para se adequar a inúmeros tipos de caminhões.

 

17- Poliguindaste: esse tipo de carroceria foi projetado para oferecer suporte na transportação de caçambas. Por isso, elas têm um guindaste acoplado em sua estrutura.

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Então compartilhe entre os grupos de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários