Sábado, 21 de Maio de 2022
Artigos Cuidados

Os cuidados com o chassi

Este documento contém informações importantes como ano, marca e modelo

05/05/2022 às 10h08
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Estamos aqui hoje com mais um assunto sobre o universo das estradas!

 

Hoje nós preparamos um conteúdo para falar sobre um documento muito importante em todos os veículos: o chassi.

 

Ficou curioso? Então, bora lá saber mais?

 

Aqui você encontra:

 

A definição de chassi

 

Muito se fala por aí sobre chassi. E você sabe o que é?

 

Resumindo, é um documento muito importante de um veículo que contém informações importantes, tais como ano, marca e modelo. 

 

Vale frisar que o número do chassi é a identidade de um veículo. Ele não se repete e, desde 1981, é composto por 17 caracteres, contendo números e letras. 

 

Há além da sequência alfanumérica o número de identificação do veículo (ou simplesmente VIN, sigla em inglês para Vehicle Identification Number), contendo informações como, onde e quando o veículo foi fabricado.

 

O chassi também tem um papel fundamental no auxílio de reconhecimento de fraudes. Como ele está presente em mais de uma parte do carro, geralmente no motor ou na carroceria, possibilita que autoridades policiais reconheçam documentos adulterados em caso de furto ou roubo, por exemplo. Ou que um motorista perceba que um componente original foi trocado.

 

O que é chassi remarcado

 

Em certos automóveis, é possível ver a sigla REM e isso significa que o veículo obteve o chassi remarcado.

 

E por que isso ocorre?

 

A remarcação de chassi ocorre em casos de veículos que tiveram sua identificação original do chassi danificada ou alterada. Como em casos de corrosão devido ao tempo, em acidente ou quando houve adulteração por motivo de roubo ou furto.

 

Para regularizar a remarcação do chassi, é necessário autorização do DETRAN de seu estado, tornando-se necessária a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo.

 

 

Tem desvantagem na remarcação do chassi?

 

Sim!

 

E o fator principal é a desvalorização do veículo, ficando entre 20% e 30% a menos do valor de revenda

 

Vale ressaltar também que algumas concessionárias ou lojas recusam veículos que estejam nessa condição.

 

Remarcação do chassi: tem como saber o motivo?

 

Para esta pergunta nós podemos dizer que diretamente não!

 

Quando consta que o veículo foi roubado, por exemplo, vai mostrar a remarcação de chassi. Aí, com isso, pode demonstrar que a causa da alteração seja devido ao furto.

 

A  mesma regra para casos em que consta sinistro, ou se o veículo foi de leilão. Batidas com avarias graves normalmente impedem o veículo de voltar ao mercado por vias “normais”.

 

Remarcação do chassi e seguros

 

Varia muito de cada seguradora, que preveem todas regras de aceitação ou recusa do veículo. Essas regras precisam respeitar as normas  determinadas pelo órgão regulador do setor, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

 

Em casos excepcionais como chassi remarcado e veículo de leilão cada seguradora determina suas regras de aceitação ou não.

 

Então para se fazer um seguro para um veículo que teve seu chassi remarcado, será necessário  verificar em diversas seguradoras para encontrar em qual será aceita, e claro, encontrar o melhor custo-benefício.

 

Evitando oxidação do chassi

 

Existem alguns cuidados que podem evitar que seja necessário fazer a remarcação do chassi. Como vamos te mostrar logo abaixo:

 

  • Evite umidade no assoalho do veículo, a umidade é a maior causadora de corrosão.  Se seu carro passar por um caso de enchente, leve em um lava-rápido para fazerem o processo de limpeza e secagem de seu veículo. Ou se preferir fazer você mesmo, será necessário tirar os bancos e os carpetes.

 

  • Se você mora no litoral, fique atento que as marésias causam também a oxidação do chassi.  Se começar a aparecer sinais de oxidação e ferrugem, leve a algum lugar para realizar uma nova pintura no chassi.

 

  • Sempre que puder, quando estiver limpando seu veículo procure dar uma olhada em seu chassi, esse simples hábito pode evitar a necessidade de ter o chassi remarcado e a desvalorização de seu bem.

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Então, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários