Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo de inscrição no Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), que será realizado em Foz do Iguaçu de 11 a 14 de maio. Os interessados podem garantir vaga gratuitamente no site oficial.
A inscrição prévia é necessária tanto para a participação presencial quanto para acompanhar a programação de forma on-line. O evento será transmitido pelos canais oficiais do fórum logístico.
O evento receberá participantes da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai para debater, propor soluções e identificar oportunidades no segmento logístico das Três Fronteiras. A região passa por uma transformação com as obras estruturantes em construção e grandes projetos em andamento.
A segunda ponte internacional Brasil--Paraguai, o novo porto seco em Foz do Iguaçu e a extensão da Ferroeste para a fronteira abrem um grande leque para investimentos e crescimento regional. Soma-se, ainda, a mobilização para a efetivação de uma rota ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.
A criação de um hub logístico, de turismo e de comércio na área trinacional ocupará o centro das proposições do fórum. Para isso, o FILMS receberá investidores, diretores de empresas públicas e privadas, gestores, representantes da sociedade civil organizada e parlamentares dos países do Cone Sul.
A palestra inaugural do evento será sobre a temática “A importância dos corredores bioceânicos para o continente sul-americano”. A comunicação será proferida pelo ministro João Carlos Parkinson de Castro, da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores.
Especialistas em cada área irão conduzir os debates para a formulação de soluções em seis eixos temáticos. Os grupos abordarão ferrovias; rodovias; portos e hidrovias; produção e comércio: aduanas e legislações; aerovias; e terminais e transbordo.
Com patrocínio da Itaipu Binacional, o fórum logístico é aberto para o público, e as inscrições são gratuitas no site oficial. No modelo híbrido, o evento terá transmissão on-line por meio de videoconferência. Os participantes presenciais farão visitas técnicas a obras e locais relacionados à logística, infraestrutura e conexão aduaneira.
=