Domingo, 03 de Julho de 2022
Negócios Saiba qual escolher

Frete CIF ou FOB: descubra qual a melhor opção para o seu negócio

Afinal, qual a melhor opção para cada negócio?

12/05/2022 às 10h58 Atualizada em 15/05/2022 às 10h27
Por: Redação Fonte: Melhor Envio
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Não é novidade para ninguém que o mercado do varejo online alavancou durante a pandemia. Com a obrigatoriedade do isolamento social, as empresas tiveram que recorrer ao digital para não perder o faturamento. Entretanto, na hora de enviar seus produtos, os lojistas encontraram mais uma pedra no caminho: os fretes CIF ou FOB. Afinal, qual a melhor opção para cada negócio?

 

Primeiramente, vamos aos significados das siglas, que são muito utilizadas na logística atual, mas suas origens remontam a um passado distante. Tanto o CIF quanto o FOB fazem parte dos Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio), um padrão criado em 1936 para facilitar as relações de compra e venda entre diversos países.

 

Mas qual a diferença entre eles? Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio - plataforma de intermediação de fretes para quem vende online - explica o significado das siglas e qual modalidade é mais interessante para cada empresa. Confira:

 

 

Frete CIF

 

CIF é a sigla para Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). O frete CIF é a modalidade mais usada nas relações B2C (business-to-consumer / empresa para consumidor), pois é aquele em que a responsabilidade pela entrega fica com a empresa fornecedora do produto (embarcador). Dessa forma, os custos com o frete são pagos na origem do embarque e embutidos no valor final da mercadoria.

 

Frete FOB

 

Já FOB é a sigla para Free on Board (Livre a Bordo). Esse tipo de frete é bastante comum nas relações B2B (business-to-business / empresa para empresa), pois o transporte de cargas com valor alto acontece quando a responsabilidade pela logística fica por conta do comprador da mercadoria (destinatário). Assim, todo o processo de negociação e contratação do transporte/seguro ficam na mão do destinatário do embarque. No frete FOB, a responsabilidade do vendedor acaba assim que a carga sai do armazém e passa a ser transportada pelo comprador.

 

Sendo assim, se você está planejando vender seus produtos para o cliente final, a opção mais indicada é o frete CIF. Mas, se sua empresa vende mercadorias para outras empresas, como itens de alto valor, o frete FOB é a melhor opção.

 

Sobre o Melhor Envio

 

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Brasil e Buslog. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários